SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: O USO DE ATIVIDADES MOTORAS COGNITIVAS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA PROGRESSÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Autoria de: Leticia Moreira Americo

Orientação de: Marco Antonio Gomes Barbosa

Presidente da banca: Marco Antonio Gomes Barbosa

Primeiro membro da banca: Jessé Lael Soares Silva

Palavras-chaves: Doença de Alzheimer, Atividade Física, Educação Física, Teste Motor, Teste Cognitivo

Data da defesa: 05/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 24/09/2022

Data da publicação: 24/09/2022

Referência: Americo, L. M. O USO DE ATIVIDADES MOTORAS COGNITIVAS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA PROGRESSÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente estudo buscou analisar se a prática de atividades motoras e cognitivas em idosos com Doença de Alzheimer interfere na progressão da doença. Desta forma, a finalidade dessa pesquisa se caracteriza como uma metodologia aplicada com abordagem quali-quantitativa e com procedimento metodológico de pesquisa de campo. O objetivo do estudo foi investigar a progressão da Doença de Alzheimer em idosos, aplicando testes motores e cognitivos após a realização de atividades motoras cognitivas. Mais especificamente, este estudo procurou identificar e analisar qualquer melhora significativa por meio do teste motor, Timed Up and Go, e pelo teste cognitivo Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Ademais de classificar aspectos fisiológicos que podem interferir na prática dessas atividades, como o monitoramento da FC a cada 5 segundos durante o teste motor. Os principais resultados foram que é possível analisar uma melhora significativa, mesmo que temporária, com a prática de atividades motoras cognitivas e que o emocional é um grande fator a ser observado na progressão da Doença de Alzheimer. Conclui ???????? se que com essas evidências de que atividade física auxilia positivamente na progressão da Doença de Alzheimer mais pesquisas incluindo o profissional de Educação Física podem surgir e agregar a nossa área.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20221201821235

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Moreira Americo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo