SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: CALISTENIA E TREINAMENTO COM PESOS LIVRES E EM MÁQUINAS SERIA POSSÍVEL AUMENTAR A FORÇA EM EXERCÍCIOS FEITOS EM ACADEMIAS POR MEIO DE MÁQUINAS E PESOS LIVRES, TREINANDO SOMENTE COM O PESO CORPORAL?

Autoria de: Matheus Veiga Fonseca Sartori

Orientação de: Francisco de Assis Manoel

Presidente da banca: Francisco de Assis Manoel

Primeiro membro da banca: João Pedro de Souza Ferreira

Palavras-chaves: Atividade Física, Treinamento com o peso corporal, Musculação, Treinamento resistido, Treinamento Ginasta

Data da defesa: 05/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 21/09/2022

Data da publicação: 21/09/2022

Referência: Sartori, M. V. F. CALISTENIA E TREINAMENTO COM PESOS LIVRES E EM MÁQUINAS SERIA POSSÍVEL AUMENTAR A FORÇA EM EXERCÍCIOS FEITOS EM ACADEMIAS POR MEIO DE MÁQUINAS E PESOS LIVRES, TREINANDO SOMENTE COM O PESO CORPORAL?. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O treinamento resistido em que se utiliza o peso corporal está presente na humanidade há milhares de anos atrás, segundo achados históricos. Porém, apesar de se mostrar uma prática antiga, está se difundindo cada vez mais. Atualmente, exercícios resistidos em que se utiliza o peso corporal, mais conhecido como calistenia, está se popularizando, seja através de canais midiáticos ou por meio de fácil e rápido acesso à informação, o que garante que essa modalidade seja facilmente espalhada por conter elementos que chamam à atenção de quem está assistindo. Entretanto, sua prática leva a algumas indagações quando comparada com a musculação convencional, em que se utiliza máquinas e pesos livres, por exemplo, principalmente quando o assunto é ganho de força e hipertrofia. Por ser uma modalidade que não há necessidade de se utilizar carga extra e nem equipamentos, a calistenia acaba gerando dúvidas em relação aos seus benefícios quando comparada com outros tipos de treinamento. Objetivo Verificar o efeito do treino de calistenia no ganho de força. Metodologia A amostra foi composta por 13 indivíduos do sexo masculino que praticavam treinamento resistido por meio de máquinas e pesos livres (musculação convencional) em academia, na cidade de Lavras-MG. No início do estudo os participantes realizaram um teste de força na musculação (supino reto e puxador frente), e um teste de repetições máximas em exercícios calistênicos (flexão de braços no solo e barra fixa). Após as avaliações iniciais os participantes foram inseridos em um programa de treinamento calistênico com 4 semanas de duração, sem realizar nenhuma outra atividade física a não ser a do programa. Resultados Comparando os dados houve diferença significativa entre os momentos pré e pós treinamento, onde (p0,01). Os resultados das variáveis testadas estão representados por (média ± desvio padrão) nos momentos pré vs. pós treinamento. Sendo Supino reto (73,2kg ± 14,7kg vs. 79,2kg ± 15,2kg) Puxador frente (69,4kg ± 13,3kg vs. 76,9kg ± 11,7kg) Flexão de braços no solo (43,2 ± 14,0 vs. 59,6 ± 18,7) Barra fixa (11,3 ± 5,54 vs. 17,4 ± 6,1, respectivamente). Conclusão O treinamento calistênico pode contribuir para o aumento de força em exercícios em que se utilizam máquinas e pesos livres, aumentando significativamente a carga do teste de 1RM.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20221201821272

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Matheus Veiga Fonseca Sartori e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo