SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA

Autoria de: Maria Eduarda Souza dos Reis

Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi

Presidente da banca: Prof. Dr. Alessandro Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Walton Edmark de Oliveira

Palavras-chaves: Desenvolvimento Motor, Pandemia, Programas de Educação Física, Infancia, Escola

Data da defesa: 09/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 25/09/2022

Data da publicação: 25/09/2022

Referência: Reis, M. E. S. d. PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Introdução Após um período pandêmico foi percebido o interesse dos pais em colocar as crianças em atividades psicomotoras e esportes que trabalhassem o desenvolvimento motor. Como as crianças não puderam realizar as atividades físicas diárias normalmente durante a pandemia surgiu o interesse em abordar este trabalho de conclusão de curso sobre essa temática pensando o que poderia ser feito para melhorar o desenvolvimento motor e integral dessas crianças. Objetivo Propor um programa de Educação Física para crianças a partir de uma visão contemporânea. Metodologia O Programa de Educação física foi elaborada e embasada em artigos que relataram suas experiencias dentro e fora da escola. Sendo para crianças de 6 a 11 anos, onde foram identificados os domínios motores mais prejudicados de acordo com pesquisas realizadas e idades. Logo em seguida foi feita uma identificação de atividades e intervenções motoras que apresentassem melhores resultados quando relacionados aos prejuízos e fase motora, adequada as idades propostas, para então elaborar o programa. Considerações finais Acredita-se que programas de Educação Física como esse com bases em estudos promovam o desenvolvimento motor e integral de crianças, colaborando positivamente, com a perspectiva que as crianças se encontram hoje, depois de um período de isolamento social.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20221202111056

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Eduarda Souza dos Reis e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo