SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: PRÁTICA DE MOUNTAIN BIKE DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO SARS-COVID-2 NA CIDADE DE DIVINÓPOLIS, MINAS GERAIS MOTIVOS QUE LEVARAM À ADESÃO.

Autoria de: Felipe Augusto de Oliveira

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Coorientação de: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Presidente da banca: Raoni Perucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Palavras-chaves: Atividade física, aventura, mountain bike, pandemia, coronavirus

Data da defesa: 02/03/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 09/03/2023

Data da publicação: 09/03/2023

Referência: Oliveira, F. A. d. PRÁTICA DE MOUNTAIN BIKE DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO SARS-COVID-2 NA CIDADE DE DIVINÓPOLIS, MINAS GERAIS MOTIVOS QUE LEVARAM À ADESÃO.. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: As atividades físicas de aventura na natureza vem ganhando visibilidade a cada ano que passa desde suas caracterizações e criação de organizações mundiais para a discussão da mesma. O mountain bike é uma dessas práticas que se encaixa dentro dessas atividades que, com a utilização da bicicleta, o indivíduo realizada trilhas e estradas fora do ambiente urbano eou em ambientes naturais, cujo conceito de aventura passa pelos aspectos de adrenalina, desafios naturais eou autopropostos, superação, companheirismo, contemplação dos ambientes, entre outros fatores. É uma prática física que pode ser realizada individual, dupla ou grupo, o que faz com que cada praticante possa optar por uma das escolhas de acordo com os objetivos que o levam ao pedal, cujas recompensas através de alguns benefícios à saúde são bastante citadas já na literatura atual. Foi a partir de Março de 2020, que a Organização Mundial de Saúde declarou uma nova pandemia mundial, na qual os países decretaram crise sanitária perante o combate do Sars-cov-2, doença infecciosa esta que prolifera através do ar e contatos físicos, que por conseguinte necessitou de medidas preventivas cujo primeiro fator a ser evitado para o combate dessa na qual os fatores de morbimortalidade eram desconhecidos, seria o isolamento social. Portanto, o objetivo deste estudo, foi analisar como foi a relação das pessoas que praticaram o mountain bike antes e durante a pandemia do coronavírus na cidade de Divinópolis, Minas Gerais. Através de um questionário criado pelo Google Docs, foi enviado pelo grupo de conhecidos praticantes do autor e replicado em grupos de mountain bike nas redes sociais, seis perguntas sobre gênero, tempo de prática, se a pandemia influenciou na prática e a relação dos benefícios sentida por eles ao realizarem essa. Os dados coletados mostraram que, dos 33 respondentes do questionário, a maioria são mulheres, a faixa etária de idades ficou entre 24-60 anos, sendo a maioria que respondeu que a pandemia não influenciou na prática, ser praticantes de mais de 3 anos, período este que antecede a pandemia e, da maioria que responderam que houve influência, ser com os praticantes que já iniciaram na pandemia. Dos benefícios citados quando perguntados sobre a prática, o condicionamento físico, redução do estresse eou ansiedade, perda de peso, socialização e, ser atividade ao ar livre, foram os mais citados. Conclui-se que, mesmo durante os períodos de restrição social, as pessoas buscaram através do mountain bike, sair de casa e praticar uma atividade física ao ar livre cujos benefícios parecem reduzir os sintomas do isolamento, uma vez que tal atividade também não requer contato físico humano para sua realização.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20222201810890

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Felipe Augusto de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo