SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: A PRÁTICA ESPORTIVA NO VOLEIBOL E OS FATORES MOTIVACIONAISQUE LEVAM AS ATLETAS À TROCA OU ABANDONO DESSE ESPORTE

Autoria de: Sarah Tallyta Dias Gomes

Orientação de: Marcelo de Castro Teixeira

Presidente da banca: Maria Rachel Vitorino

Primeiro membro da banca: Marcelo de Castro Teixeira

Palavras-chaves: Empecilho, Voleibol, Prática esportiva, Fatores desistência, Treinamento.

Data da defesa: 01/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 07/03/2023

Data da publicação: 07/03/2023

Referência: Gomes, S. T. D. A PRÁTICA ESPORTIVA NO VOLEIBOL E OS FATORES MOTIVACIONAISQUE LEVAM AS ATLETAS À TROCA OU ABANDONO DESSE ESPORTE. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O voleibol se tornou um dos esportes mais praticados no mundo e difundiu-se entre as crianças e adolescentes, chegando a ser praticado até pelos mais velhos. Assim, temos alguns fatores motivacionais que podem favorecer para que essas pessoas possam começar essa prática e se mantenham nela. Sendo assim, esta pesquisa teve o objetivo de identificar quais são os fatores motivacionais que levam as atletas do sexo feminino, na faixa etária de 13 a 15 anos, a mudarem ou abandonarem a prática do voleibol. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa básica, sua abordagem foi quali- quantitativa, visto que a mensuração dos dados ocorreu por meio das técnicas estatísticas e de consultas em outros trabalhos com o voleibol. Em relação aos procedimentos, se caracterizou como uma pesquisa de campo, sendo aplicado o questionário de Motivos Esportivos de Início, Manutenção, Mudança e Abandono (MIMCA) da prática esportiva. Para esse estudo utilizou- se apenas duas subescalas do questionário MIMCA ??motivos de mudança?? e ??abandono?? no voleibol. A coleta de dados foi realizada na cidade de Lavras- MG, onde participaram da pesquisa 12 atletas praticantes de voleibol, sendo elas da equipe juvenil do Lavras Tênis Clube. Aplicou-se o teste Alfa Cronbach para analisar a confiabilidade dos questionários, e no programa Excel foram feitas as médias e desvio padrão. Os resultados dos questionários apontaram que os principais fatores motivacionais para uma possível mudança da prática do voleibol foram ??problemas de saúde?? e ??se não pudessem conciliar o estudotrabalho??. Para a desistência, os ??aspectos pessoais?? (físicos e mentais), ??lesões que me impedissem de treinar?? e ??se treinar fosse incompatível com meu estudo?? foram os principais. Constata-se então, que a parte física seria um grande empecilho para essas atletas de voleibol, além da grande preocupação com os estudos. Sugere-se que sejam realizados mais estudos, com atletas da mesma equipe e aplicação das quatro subescalas do questionário MIMCA, tendo assim outras variáveis para serem analisadas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20222201820694

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sarah Tallyta Dias Gomes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo