SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: O COMPORTAMENTO DE HOMENS GAYS E BISSEXUAIS E A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE DA DANÇA

Título alternativo: THE BEHAVIOR OF GAY AND BISEXUAL MEN AND THE INFLUENCE OF THE DANCE ENVIRONMENT

Autoria de: Jaqueline Alves de Assis

Orientação de: Michelle Aline Barreto

Coorientação de: Adrielle Caroline Ribeiro Lopes

Presidente da banca: Prof. Dra. Michelle Aline Barreto

Primeiro membro da banca: Prof. Adrielle Caroline Ribeiro Lopes

Segundo membro da banca: Prof. Thiago Henrique de Souza Silva

Palavras-chaves: Comportamento, Dança, Heteronormatividade, Liberdade de Expressão, Sexualidade

Data da defesa: 01/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 15/03/2023

Data da publicação: 15/03/2023

Referência: Assis, J. A. d. O COMPORTAMENTO DE HOMENS GAYS E BISSEXUAIS E A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE DA DANÇA. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A dança sempre esteve presente nas manifestações da cultura corporal de movimento do homem, da pré-história aos dias atuais, seja como modo de comunicação, celebração ou cunho religioso. Por estar inserida no meio social, essa também passou por modificações ao longo dos anos e, com a reestruturação das relações sociais, passou a estar atrelada às condições de gênero e sexualidade. Considerando essas condições no ambiente da dança, além das questões que permeiam uma sociedade heteronormativa, foi realizada uma pesquisa qualitativa com oito homens gays ou bissexuais assumidos que já participaram das aulas de dança individual do projeto Incorpore, na Universidade Federal de Lavras. O objetivo do estudo foi analisar se o ambiente da dança influencia ou não no comportamento desses indivíduos, por meio da realização de uma entrevista semiestruturada, interpretada pela análise do discurso. A partir de questões relacionadas aos sentimentos nas aulas, liberdade de expressão, socialização, comportamento, preconceito, modelo de masculinidade e influência na orientação sexual, foi possível observar que o ambiente das aulas de dança pode ser interessante a homens gays e bissexuais, nos aspectos sentimentais, de liberdade, construção de relações sociais, além da fuga do preconceito e das amarras heteronormativas existentes na sociedade.

Abstract: Dance has always been present in the manifestations of mans body culture of movement, from prehistory to the present day, whether as a means of communication, celebration or religious. As it is inserted in the social environment, it has also gone through changes over the years and, with the restructuring of social relations, it has become linked to gender and sexuality conditions. Considering these conditions in the dance environment, in addition to the questions that permeate a heteronormative society, a qualitative research was conducted with eight openly gay or bisexual men who have already participated in the individual dance classes of the Incorpore project, at the Federal University of Lavras. The aim of the study was to analyze whether or not the dance environment influences the behavior of these individuals, through a semi-structured interview, interpreted by discourse analysis. From questions related to feelings in classes, freedom of expression, socialization, behavior, prejudice, manliness model and influence on sexual orientation, it was possible to observe that the environment of dance classes can be interesting for gay and bisexual men, in the sentimental aspects, freedom, building social relationships, in addition to escaping prejudice and the heteronormative bonds existing in society.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20222201820702

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jaqueline Alves de Assis e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo