SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNO-PROFESSOR NA INICIAÇÃO ESPORTIVA NO ENSINO DO VÔLEI

Título alternativo: INTERPERSONAL RELATIONSHIPS BETWEEN STUDENTS-TEACHER IN SPORT INICIATION IN VOLLEYBALL

Autoria de: Diego da Silva Oliveira

Orientação de: Marcelo de Castro Teixeira

Coorientação de: Danilo Diniz Silva

Presidente da banca: Marcelo de Castro Teixeira

Primeiro membro da banca: Danilo Diniz Silva

Palavras-chaves: Relação professor-aluno, ensino de vôlei, iniciação esportiva, projeto viva vôlei, mini-vôlei.

Data da defesa: 27/06/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 04/07/2023

Data da publicação: 04/07/2023

Referência: Oliveira, D. d. S. RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNO-PROFESSOR NA INICIAÇÃO ESPORTIVA NO ENSINO DO VÔLEI. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A relação entre professor-aluno durante a iniciação esportiva será analisada neste trabalho, visando identificar através de uma revisão sistemática, quais fatores são relevantes para este vínculo. O processo de busca dos trabalhos não teve uma data inicial e final, analisando uma maior amplitude nesse tema, visto que, o número encontrado de referências abrangendo todas as palavras-chave não foi grande. Essa busca foi realizada no Google Acadêmico, Scielo e Periódicos Capes. Foram encontrados cinco trabalhos que englobam o assunto pretendido. Não foi possível encontrar referências relevantes à relação interpessoal professor-aluno nas plataformas Capes e Scielo, devido às poucas publicações. É possível observar que o papel do professor na relação de ensino aprendizagem é fundamental, principalmente para implementar o espírito de cooperação e um ambiente saudável, alguns valores éticos e morais serão levados para a vida toda pelas crianças e adolescentes, sendo assim, deve-se criar um ambiente propício para quem participar das aulas absorver da melhor forma todo o ensino aplicado. O Feedback (FB)de ambas as partes durante as aulas deve ser rápido e prático de forma a otimizar o tempo de contato entre professor e aluno. Contudo ainda são necessárias publicações de novos estudos sobre o tema, para ampliar o conhecimento, descrever novas estratégias e levantar novos pontos a serem explorados nessa relação.

Abstract: The teacher-student relationship during sports initiation will be analyzed in this paper, aiming to identify through a systematic review, which factors are relevant to this good relationship. The search process for the papers did not have a start and end date, analyzing a wider range on this topic, as the number of references that covered all keywords was not significant. This search was carried out on Google academic, Scielo and Capes. Five papers were found that encompass the intended subject. It was not possible to find relevant references related to the teacher-student interpersonal relationship on the Capes and Scielo platforms due to the few publications. It is possible to observe that the teachers role in the teaching-learning relationship is fundamental, mainly to implement the spirit of cooperation and a healthy environment some ethical and moral values will be taken for life by children and adolescents therefore, it is necessary to create a favorable environment for those who participate in the classes to absorb in the best way all the teaching applied. Feedback from both parties during classes should be quick and practical to optimize contact time between teacher and student. However, publications of new studies on the subject are still needed to expand knowledge, describe new strategies and raise new points to be explored in this relationship.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20231201510078

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Diego da Silva Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo