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Título: COMPARAÇÃO ENTRE CONSULTORIA ONLINE E ACOMPANHAMENTO PRESENCIAL, REALIZADO POR UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PRATICANTES DE EXERCÍCIO RESISTIDO

Título alternativo: COMPARISON BETWEEN ONLINE CONSULTING AND PRESENTIAL FOLLOW-UP, CARRIED OUT BY A PHYSICAL EDUCATION PROFESSIONAL IN RESISTANCE EXERCISE PRACTITIONERS

Autoria de: Gabriel Henrique Esteves

Orientação de: Francisco de Assis Manoel

Presidente da banca: Dr. Francisco de Assis Manoel

Primeiro membro da banca: Dr. Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

Palavras-chaves: Comparação, consultoria, online, presencial, treinamento

Data da defesa: 18/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 20/07/2023

Data da publicação: 20/07/2023

Referência: Esteves, G. H. COMPARAÇÃO ENTRE CONSULTORIA ONLINE E ACOMPANHAMENTO PRESENCIAL, REALIZADO POR UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PRATICANTES DE EXERCÍCIO RESISTIDO . 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A prática regular de atividade física reduz diversas doenças, além de proporcionar qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável, atuando também como uma forma de recuperação. A prescrição de atividades físicas depende da orientação de um especialista, sendo que o Educador Físico é o profissional mais capacitado para exercer atividades por meio de intervenções, de avaliação, de prescrição e orientação de sessões de atividades físicas com fins educacionais, de treinamento, de prevenção de doenças e promoção da saúde. Além do tradicional acompanhamento presencial, a consultoria online é uma das alternativas mais utilizadas nos últimos anos pelos profissionais de Educação Física, em que os mesmos utilizam do meio virtual para prescrição de treinamento de seus respectivos clientes Objetivo Comparar o efeito de quatro semanas de treinamento de força prescrito de forma online e presencial para praticantes de exercício resistido. Metodologia A amostra foi composta por 6 homens, com faixa etária entre 18 a 22 anos, em que os mesmos tinham no mínimo 1 ano de forma regular, á pratica de exercícios resistidos, sem que houvesse nenhuma comorbidade apresentada. Foram realizadas avaliações antropométricas e teste de 1RM nos exercícios supino articulado remada articulada banco extensor e banco flexor nos sujeitos participantes da pesquisa em duas ocasiões No início e após quatro semanas de acompanhamento, e após os testes, os sujeitos foram submetidos ao treinamento resistido durante 4 semanas, sendo que o grupo presencial teve o acompanhamento de forma presencial, 3 vezes na semana e o grupo online teve acesso ao aplicativo TECNOFIT, que contém todas informações necessárias para realizar o treinamento sem a presença do profissional. Resultados Os nossos principais resultados mostraram um aumento no ganho de força para ambos grupos, nos exercícios avaliados, exceto para o exercício supino articulado para o grupo online e o exercício banco flexor para o grupo presencial. Conclusão Foi possível concluir que não houve diferenças estatísticas para o grupo presencial em relação ao grupo online, porém algumas variáveis apresentaram alterações no pré vs pós treinamento.

Abstract: The regular practice of physical activity reduces several diseases, in addition to providing quality of life and healthier aging, also acting as a form of recovery. The prescription of physical activities depends on the guidance of a specialist, and the Physical Educator is the most qualified professional to carry out activities through interventions, evaluation, prescription and orientation of sessions of physical activities with educational, training, disease prevention and health promotion. In addition to traditional face-to-face monitoring, online consulting is one of the most used alternatives in recent years by Physical Education professionals, in which they use the virtual environment to prescribe training for their respective clients Objective To compare the effect of four weeks of training of strength prescribed online and in person for resistance exercise practitioners. Methodology The sample consisted of 6 men, aged between 18 and 22 years, in which they had at least 1 year of regular practice of resistance exercises, without any comorbidity presented. Anthropometric evaluations and 1RM test were performed in the articulated supine exercises articulated rowing extensor bench and flexor bench in the subjects participating in the research on two occasions At the beginning and after four weeks of follow-up, and after the tests, the subjects were submitted to resistance training for 4 weeks, and the face-to-face group had face-to-face follow-up , 3 times a week and the online group had access to the TECNOFIT application, which contains all the information necessary to carry out the training without the presence of the professional. Results Our main results showed an increase in strength gain for both groups, in the evaluated exercises, except for the articulated bench press exercise for the online group and the flexor bench exercise for the face-to-face group. Conclusion It was possible to conclude that there were no statistical differences for the face-to-face group compared to the online group, but some variables showed changes in pre vs post training.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20231201911231

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriel Henrique Esteves e Universidade Federal de Lavras

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