SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: A INFLUÊNCIA DO ESFORÇO FÍSICO NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR UMA REVISÃO DE LITERATURA

Título alternativo: THE INFLUENCE OF PHYSICAL EFFORT ON THE ACADEMIC PERFORMANCE OF HIGHER EDUCATION STUDENTS A LITERATURE REVIEW

Autoria de: Mateus Gomes de Faria

Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi

Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Edilson Tadeu Ferreira Furtado

Palavras-chaves: Atividade física, Exercício físico, Desempenho acadêmico, Performance acadêmica, Ensino superior

Data da defesa: 14/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 25/07/2023

Data da publicação: 25/07/2023

Referência: Faria, M. G. d. A INFLUÊNCIA DO ESFORÇO FÍSICO NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2023. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente estudo teve como objetivo procurar a partir da literatura científica a influência da atividade física e do exercício físico no desempenho acadêmico de estudantes do ensino superior, descrevendo a relação entre essas variáveis. Este trabalho selecionou para a análise 10 estudos, em inglês e português, das bases de dados PubMed, Periódico Capes e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resultados revelaram que a presença do esforço físico na rotina dos estudantes está relacionada com melhores notas, melhor saúde mental e física e mais confiança durante a jornada acadêmica. A maioria dos estudos relaciona esses resultados apenas com o esforço físico de via aeróbia e descarta a relação positiva com os praticantes de atividades anaeróbias. Com base nesses resultados, este estudo contribuiu para entender e explorar as melhores formas de incluir a atividade física e o exercício físico na rotina acadêmica objetivando uma vida mais saudável e uma performance no ambiente acadêmico. Com isso, pode-se dizer que os estudantes devem estar atentos para ter uma vida física ativa e melhores hábitos de saúde, pois são variáveis que possuem influência positiva em durante suas vidas.

Abstract: The present study aimed to search, list and analyze, from the scientific literature, the influence of physical activity and physical exercise on the academic performance of higher education students. It also described the relationship between these variables. This work selected for analysis 10 studies, in English and Portuguese, from PubMed, Periódico Capes and the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) databases. The results revealed that physical effort in students routine is related to better grades, better mental and physical health and more confidence during academic journey. Most studies relate these results only to aerobic exercise exertion and discard the positive relationship with anaerobic practitioners. Based on these results, this study contributed to understanding and exploring the best ways to include physical activity and physical exercise in the academic routine. This was done to aim at a healthier life and performance in the academic environment. With this, it can be said that students should be aware of having an active physical life and better health habits, as these are variables that have a positive influence on their lives.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20231201920656

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mateus Gomes de Faria e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo