SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: A RELAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COM A ATIVIDADE FÍSICA

Título alternativo: THE RELATIONSHIP OF AUGMENTED REALITY WITH ACTIVITY PHYSICAL

Autoria de: Rhian Henrique Negreiros de Paiva Carvalho

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Gabriel Almeida Savonitti

Palavras-chaves: realidade, aumentada, atividade fisica, augmented reality, physical activity

Data da defesa: 18/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 19/07/2023

Data da publicação: 19/07/2023

Referência: Carvalho, R. H. N. d. P. A RELAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COM A ATIVIDADE FÍSICA. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente estudo estudo teve como objetivo investigar e revisar de forma sistematizada na literatura a relação da realidade aumentada (RA) com a atividade física, verificando e descrevendo seu portencial, citando as tecnologias e as formas utilizadas e identificando sua aplicabilidade. Os principais resultados revelaram que o uso da realidade aumentada é promissor na prática de atividade física e tem potencial na reabilitação, na melhoria do desempenho físico e na prevenção da redução muscular, melhorando a marcha, o equilíbrio e a qualidade de vida em várias condições patologicas. Com base nesses achados, este estudo contribuiu para entender e explorar as formas de realidade aumentada e como ela pode ser aplicada a atividade física. Com isso, pode-se notar que a realidade aumentada é uma tecnologia funcional e aceita nas práticas de atividade física. Vale salientar que esta revisão também serve como subsídio aos interessados em desenvolver intervenções utilizando a realidade aumentada como forma de atividade física.

Abstract: The present study aimed to investigate and systematically review in the literature the relationship between augmented reality (AR) and physical activity, verifying and describing its portential, citing the technologies and forms used and identifying their applicability. The main results revealed that the use of augmented reality is promising in the practice of physical activity and has potential in rehabilitation, improving physical performance and preventing muscle reduction, improving gait, balance and quality of life in various pathological conditions. Based on these findings, this study contributed to understanding and exploring the forms of augmented reality and how it can be applied to physical activity. With this, it can be noted that augmented reality is a functional and accepted technology in physical activity practices. It is worth noting that this review also serves as a subsidy to those interested in developing interventions using augmented reality as a form of physical activity.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20231201921093

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rhian Henrique Negreiros de Paiva Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo