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Título: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SOCIAL NA ADESÃO DE MULHERES EM PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS

Título alternativo: THE INFLUENCE OF SOCIAL CONTEXT ON WOMENS ADHERENCE TO RESISTANCE EXERCISE PROGRAMS

Autoria de: Maria Alice Nascimento Azarias Santos

Orientação de: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Presidente da banca: Profa. Dra. Priscila Carneiro Valim-Rogatto

Primeiro membro da banca: Prof. Dr. Gustavo Puggina Rogatto

Palavras-chaves: Musculação, Fortalecimento muscular, Controle de variáveis, Benefícios para a saúde, Adesão feminina ao exercício.

Data da defesa: 08/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 08/12/2023

Data da publicação: 08/12/2023

Referência: Santos, M. A. N. A. A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SOCIAL NA ADESÃO DE MULHERES EM PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O trabalho acadêmico aborda a influência do contexto social na adesão de mulheres em programas de exercícios resistidos, além da história e importância da musculação ao longo dos séculos, destacando sua capacidade de fortalecimento muscular, controle de variáveis como carga e amplitude de movimento, e seus diversos objetivos, incluindo aumento de massa muscular, redução de gordura e benefícios para a saúde, especialmente em mulheres. Discute a hipertrofia muscular, os benefícios em mulheres sedentárias, métodos de treinamento e a eficácia na prevenção da perda de força muscular. Aborda a visão de Chagas e Lima sobre o treinamento com pesos e destaca a importância do treinamento de força na atividade física e na composição corporal. Explora a diferença entre homens e mulheres na força muscular, destacando que ambos respondem positivamente ao treinamento de força, com ênfase nos benefícios para as mulheres, incluindo melhora da autoestima e prevenção de osteopenia. A segunda parte da pesquisa se concentra na influência do contexto social na adesão de mulheres à prática de exercícios resistidos, destacando a importância de compreender fatores facilitadores e obstáculos. O estudo visa fornecer informações valiosas para profissionais da saúde e formuladores de políticas públicas, analisando como elementos familiares impactam a decisão das mulheres de aderir à musculação, especialmente entre 20 e 40 anos. Conclui destacando os benefícios físicos e psicológicos da prática regular de atividade física e musculação para o bem-estar das mulheres.

Abstract: The academic work addresses the influence of social context on womens adherence to resistance exercise programs, in addition to the history and importance of bodybuilding over the centuries, highlighting its capacity for muscle strengthening, control of variables such as load and range of movement, and its several objectives, including increasing muscle mass, reducing fat and health benefits, especially in women. Discusses muscle hypertrophy, benefits in sedentary women, training methods and effectiveness in preventing loss of muscle strength. It addresses Chagas and Limas view on weight training and highlights the importance of strength training in physical activity and body composition. Explores the difference between men and women in muscular strength, highlighting that both respond positively to strength training, with an emphasis on the benefits for women, including improved self-esteem and prevention of osteopenia. The second part of the research focuses on the influence of social context life on womens adherence to resistance exercise, highlighting the importance of understanding facilitating factors and obstacles. The study aims to provide valuable information for health professionals and public policy makers, analyzing how family elements impact womens decision to join bodybuilding, especially between the ages of 20 and 40. It concludes by highlighting the physical and psychological benefits of regular physical activity and weight training for womens well-being.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20232201911225

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Alice Nascimento Azarias Santos e Universidade Federal de Lavras

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