SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: OS ESTILOS DE ENSINO DE MUSKA MOSSTON E SUA APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS DO FUTEBOL

Título alternativo: MUSKA MOSSTON??S TEACHING STYLE AND THEIR APPLICATION IN TRAINING IN FOOTBALL

Autoria de: Mateus Cesario Costa

Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi

Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Palavras-chaves: Estilos de Ensino, Iniciação Esportiva, Futebol, Categorias de Base, Muska Mosston.

Data da defesa: 04/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 18/12/2023

Data da publicação: 18/12/2023

Referência: Costa, M. C. OS ESTILOS DE ENSINO DE MUSKA MOSSTON E SUA APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS DO FUTEBOL. 2023. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Os treinadores de futebol nas categorias de base são fator vital para o desenvolvimento de jogadores eficientes. As crenças sobre como o esporte deve ser ensinado determinam as ações abordadas nos treinamentos táticos e técnicos. O presente estudo objetivou identificar qual o estilo de ensino de Muska Mosston mais utilizado na iniciação esportiva do futebol. Este trabalho coletou dados a partir de uma versão traduzida e adaptada do Instrumento para coletar as crenças dos professores sobre seus estilos de ensino com 7 treinadores. Os resultados revelaram que o estilo de descoberta divergente foi o mais utilizado por todos os treinadores. Considerando apenas os treinadores do sub-9, o estilo de ensino mais escolhido foi o estilo de comando. Já considerando os treinadores do sub-13, o estilo mais assinalado foi o de descoberta divergente. Por fim, os treinadores do sub-15 selecionaram o estilo de tarefa. Conclui-se que os treinadores apresentaram crenças mais voltadas a um estilo de produção e que trabalhos com o instrumento de coleta de crenças devem ser mais utilizado em estudos no esporte.

Abstract: Football coaches at the youth level are a vital factor in developing efficient players. Beliefs about how sport should be taught determine the actions covered in tactical and technical training. The present study aimed to identify which Muska Mosston teaching style is most used in sports initiation. This work collected data from a translated and adapted version of the Instrument to collect teachers beliefs about their teaching styles with 7 coaches. The results revealed that the divergent discovery style was the most used by all coaches. Considering only the u-9 coaches, the most chosen teaching style was the command style. Considering the u-13 coaches, the most notable style was that of divergent discovery. Finally, the u-15 coaches selected the practice style. It is concluded that the coaches presented beliefs more focused on a production style and that work with the belief collection instrument should be used more in sports studies.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20232201920657

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mateus Cesario Costa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo