SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: DANÇANDO COM OXÓSSI RELIGIOSIDADE,CORPO E PRODUÇÕES DE CULTURAS INFANTIS

Título alternativo: DANCING WITH OXOSSI RELIGIOUSITY, BODY AND PRODUCTIONS OF CHILDRENS CULTURES

Autoria de: Thaianne Ribeiro Salles

Orientação de: Ellen Gonzaga Lima Souza

Coorientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Ellen Gonzaga Lima Souza

Primeiro membro da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Palavras-chaves: Culturas Infantis, Lógica Exúlica, Corporeidade, Dança, Educação Física.

Data da defesa: 14/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 27/06/2019

Data da publicação: 27/06/2019

Referência: Salles, T. R. DANÇANDO COM OXÓSSI RELIGIOSIDADE,CORPO E PRODUÇÕES DE CULTURAS INFANTIS. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A(s) cultura(s) produzida(s) pelas crianças é de suma relevância e importância para o alargamento do cenário sociocultural ligada aos aspectos do simbólico, a cultura agrega em seu repertório gestos, costumes, questões ligadas à vestimenta e culinária, ritos que são particulares, religiosidade, dentre outros. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso problematiza o processo de produção de cultura(s) das crianças e como elas externalizam, a partir da representação interpretativa, tendo como pano de fundo a religiosidade e o corpo, permitindo dialogar com a Lógica Exúlica. Assim, o objetivo é pensar o movimento de produção e compartilhamento dessa cultura na Educação Infantil. O estudo se caracteriza por sua natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagem qualitativa, alinhando-se às noções básicas da Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty seu procedimento é técnico documental. Foi analisado um vídeo de 2018, com uma representação de dança ligada à religiosidade, de uma criança de 5 anos, da Educação Infantil.

Abstract: The study of culture(s) produced by children is very important and relevant in order to widen our socio-cultural scenario. Being connected to symbolic aspects, culture includes a repertory of gestures, habits, clothing, culinary traditions, rites and religion among other things. Starting from these premises, this dissertation problemitizes the process of culture(s) production among children and analyzes their ways of expressing within the framework of religiosity and the body, allowing a dialogue with the Lógica Exúlica. Therefore, this work aims at rethinking the production and sharing of this type of culture(s) in early-childhood education. This study is characterized by its applied methods, its experimental objectives and qualitative approach. Moreover, it aligns with the basic notions of the Phenomenology of perception by Merleau-Ponty and with the documentary techniques. I analyzed a video recorded in 2018 addressing the dance representation, connected to religiosity, of a 5 years old child in Early Childhood Education.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20191201420765

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44051

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thaianne Ribeiro Salles e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo