SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: AMBIENTE ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESCOLAS

Autoria de: Vitor Pereira de Oliveira

Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi

Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Adriano Gonçalves da Silva

Palavras-chaves: Desenvolvimento Motor, Ambiente Escolar, Educação Física, Escola Pública, Escola Particular

Data da defesa: 13/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 20/06/2019

Data da publicação: 20/06/2019

Referência: Oliveira, V. P. d. AMBIENTE ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESCOLAS. 2019. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O objetivo deste estudo é verificar se o ambiente escolar (estrutura física, recursos materiais, conteúdos das aulas de Educação Física) e o trabalho pedagógico do professor, influencia o desenvolvimento motor de estudantes. O estudo contou com a participação de 100 crianças, de ambos os sexos, dentro da faixa etária de seis a nove anos, de duas escolas de nível básico do município de LavrasMG, sendo uma escola da rede particular (EPa) e outra da rede pública (EPb), matriculadas a pelo menos um ano letivo nessas instituições. O ambiente escolar e as crianças foram avaliadas pontualmente, por meio de três instrumentos a) lista de checagem para avaliar a infraestrutura, os recursos materiais e conteúdos de aula b) protocolo de observações de aula (POA) do Programa Segundo Tempo (PST) para avaliar a qualidade da aula c) teste para avaliar a proficiência de habilidades motoras fundamentais (TGMD-2). Para análise dos dados foi utilizado o ??ANOVA two-way?? com variáveis independentes e o teste de covariância ??ANCOVA??. Os resultados mostraram que os estudantes da EPa apresentaram proficiência motora melhor quando comparado aos da EPb. A análise de covariância mostrou que o ambiente escolar está relacionado ao processo de desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais e a prática pedagógica do professor não está relacionada ao mesmo. Os resultados permitem concluir que o ambiente escolar apresenta influência no desempenho motor das crianças.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20191201520978

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44081

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vitor Pereira de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo