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Título: ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autoria de: Andreolle Augusto dos Santos

Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi

Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Kléber Tuxen Carneiro Azevedo

Palavras-chaves: Estratégias Metacognitivas, Educação Física, Escola, Metacognição, crianças.

Data da defesa: 13/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 02/07/2019

Data da publicação: 02/07/2019

Referência: Santos, A. A. d. ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A metacognição refere-se ao conhecimento que o indivíduo possui sobre seu próprio conhecimento. Deste modo, esse mecanismo cognitivo pode ajudar no processo de aprendizagem, se tornando um elemento chave para o ??aprender a aprender??. Assim, a aprendizagem escolar pode ser tornar mais significativa e autônoma na medida em que a estimulação da metacognição dos alunos faça parte da rotina pedagógica docente. Portanto, o objetivo desse estudo foi verificar a utilização de recursos pedagógicos que estimulam estratégias metacognitivas durante as aulas de Educação Física Escolar (EFE). Os participantes do estudo foram 60 escolares e 2 professores de Educação Física do Ensino Fundamental, 5º e 6º ano, da rede pública do município de Lavras - MG. Para tanto, foram observadas aulas de Educação Física, durante, aproximadamente, um mês letivo. A qualidade dessas aulas foi avaliada por meio de um protocolo de observações de aula (POA) do Programa Segundo Tempo. Posteriormente à última aula observada, foi aplicado um questionário adaptado de Rosa (2012). Afim de avaliar o uso do pensamento metacognitivo das crianças, em situações em comum com as situações de prática na EFE. Porém em espaços que as crianças se encontram mais livres para tomarem decisões. Em seguida, os dados obtidos pelo POA e por meio do questionário aplicado às crianças foram analisados por teste estatístico inferencial de comparação. Os resultados apontaram que as estratégias metacognitivas são pouco estimuladas em ambas escolas. Porém a Escola 01 (28,17 ± 2,48) obteve uma pontuação significativamente maior que a Escola 02 (17,17 ± 5,60) para a qualidade das aulas e consecutivamente os alunos dessa escola se saíram melhores no questionário metacognitivo. Assim, acreditamos que um primeiro passo seria uma conscientização por parte dos professores sobre a importância de estimular o desenvolvimento dessas estratégias, incentivando os alunos a estarem sempre pensando dessa maneira, para que assim utilize desse mecanismo não somente na escola, mas que possam ter a capacidade de pensar desse modo, em situações do seu cotidiano.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20191201520985

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43655

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Andreolle Augusto dos Santos e Universidade Federal de Lavras

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