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Título: O QUE REVELA O ÚLTIMO DECÊNIO (2008-2018) DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?

Título alternativo: WHAT REVEALS THE LAST DECENGE (2008-2018) OF SCIENTIFIC PRODUCTION ON EVALUATION IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION?

Autoria de: Fabiana de Paula Pereira

Orientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Presidente da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Primeiro membro da banca: Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

Palavras-chaves: Avaliação, Educacional, Revisão Bibliográfica, Decênio, Educação Física.

Data da defesa: 10/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 19/06/2019

Data da publicação: 19/06/2019

Referência: Pereira, F. d. P. O QUE REVELA O ÚLTIMO DECÊNIO (2008-2018) DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?. 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Nesta investigação procurou-se investigar a produção do conhecimento relativo à avaliação no interior da Educação Física, tendo em vista se tratar de uma temática ampla, complexa, multifatorial e delicada, malgrado pouco estudada. Por efeito, se torna imperativo cotejar e compreender a produção do conhecimento acerca do mote, ao passo que se possa debater suas implicações para o desenvolvimento do trabalho pedagógico docente. Nesse sentido então, empreendeu-se uma pesquisa propondo cotejar a produção científica relativa à avaliação, para o campo da Educação Física, identificando e quantificando as produções científicas contidas em revistas eletrônicas das áreas de conhecimento da Educação e da subárea da Educação Física. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, sob orientação da técnica aninhada concomitante (CRESWELL, 2007). No que se refere aos procedimentos de análise recorreu-se a duas técnicas para a interpretação dos dados coletados, sendo elas a análise de conteúdo dos artigos científicos (dimensão qualitativa) análise de estatística descritiva de dados quantitativos (dimensão quantitativa). Mediante a análise inferencial dos artigos científicos sob proposta teórica de Bardin (2009), foi possível construir 3 categorias analíticas. Quanto aos resultados constatou-se o total de 11 revistas dos qualis A1, A2 e B1 e 27 obras, sendo 11 provenientes das revistas da área da Educação e 16 relativos às revistas da subárea de Educação Física. Ainda que a estratificação A1, A2 e B1 seja o indicativo de boas produções científicas, constatou-se que nem sempre há rigor no que tange aos objetivos, procedimentos metodológicos e discussão dos resultados, tampouco pode-se inferir que haja qualidade, por efeito de sua estratificação. Entretanto, encontramos também produções de destaque na área da avaliação em Educação Física escolar, as quais viabilizam a superação dos modelos estritamente quantitativos, pensando outras perspectivas metodológicas que considerem distintos elementos (qualitativos) ao ato de avaliar. Conquanto os dados tenham evidenciado um avanço significativo no número de produções científicas sobre a temática no último ano investigado, as lacunas históricas na literatura especializada engendram certa fragilidade ao campo da formação, por efeito a necessidade de expansão e aprofundamento de estudos que se dediquem ao tema, a julgar pelo próprio número circunscrito de produções que identificamos. Por fim, acreditamos que esta investigação poderá subsidiar futuras pesquisas, ao mesmo tempo em que revela a necessidade de se redimensionar os processos avaliativos no interior da EducaçãoEducação Física.

Abstract: In this investigation we tried to investigate the evaluation within Physical Education, since it is a broad, complex, multifactorial and delicate theme. Thus, it is important to understand the production of knowledge about evaluation, while discussing its implications for the pedagogical work. In view of the above, the present research aimed to compare the scientific production related to the evaluation, for the field of Physical Education, for this purpose, sought to quantify and identify scientific articles contained in electronic journals of the areas of knowledge of Education and Physical Education. The interpretation of the research data respected the mixed methodological bias of scientific production, through the concomitant nested technique (CRESWELL, 2007). During the process of data analysis, two techniques were used to interpret the collected data, being the content analysis of the scientific articles (qualitative dimension) Descriptive statistics analysis of quantitative data (quantitative dimension). In terms of results, 11 journals from A1, A2 and B1 and 27 works were found, of which 11 were from the journals in the area of Education and 16 were related to journals in the area of Physical Education. By means of inferential analysis of the scientific articles under the theoretical proposal of Bardin (2009), it was possible to construct 3 analytical categories. Although the stratification A1, A2 and B1 is indicative of good scientific production, it was verified that there is not always rigor in the objectives, methodological procedures and discussion of the results, neither can it be inferred that there is quality, due to the effect of stratification. However, we also find outstanding productions in the area of evaluation in Physical Education at school, where it makes possible an overcoming of the quantitative models imposed in the past, proposing new methodologies through the qualitative aspect of evaluating. Although there was a significant advance in scientific production on the subject in the last year of research, the historical shortcomings in the literature point to a lack of evaluation during the course of the discipline, which allowed us to find a very restricted number of articles that address the issue. Finally, we believe that this research may support future research, at the same time that it reveals the need to think about the evaluation according to the subjective reality of each institution.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20191201521359

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43747

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabiana de Paula Pereira e Universidade Federal de Lavras

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