SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: EDUCAÇÃO FÍSICA O EVIDENTE IMPACTO NA CONSTRUÇÃO SÓCIO CULTURAL DE JOVENS NO CENTRO REGIONAL DE INICIAÇÃO AO ATLETISMO DE LAVRAS (CRIA-UFLA)

Título alternativo: PHYSICAL EDUCATIONTHE EVIDENT IMPACT ON THE SOCIOCULTURAL BUILD OF YOUNG PEOPLE AT LAVRAS ATHLETICS REGIONAL INITIATION CENTER (CRIA-UFLA)

Autoria de: Tiago Marques Guimaraes

Orientação de: Marco Antonio Gomes Barbosa

Presidente da banca: Marco Antonio Gomes Barbosa

Primeiro membro da banca: Pedro de Oliveira

Palavras-chaves: Desenvolvimento, humano, esporte, social, educação

Data da defesa: 25/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 10/12/2019

Data da publicação: 10/12/2019

Referência: Guimaraes, T. M. EDUCAÇÃO FÍSICA O EVIDENTE IMPACTO NA CONSTRUÇÃO SÓCIO CULTURAL DE JOVENS NO CENTRO REGIONAL DE INICIAÇÃO AO ATLETISMO DE LAVRAS (CRIA-UFLA). 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O esporte configura-se como fenômeno sociocultural, e como uma área de desenvolvimento e pesquisa da Educação Física. Sua expansão foi impulsionada por instituições, em especial a igreja, escola e os clubes. Na contemporaneidade o esporte também se manifesta em entidades de Educação Física denominados projetos sócio esportivos, como podemos observar no Brasil e em outros países. Entretanto, nas últimas décadas, o esporte transformou-se e vem se adaptando ao mundo chamado pós-moderno, com à sociedade consumista e mais individualizada e imersa dentro da imbecilizante e alienadora indústria cultural, à velocidade e aprimoramento dos meios de (escravização) comunicação, manifestando-se de formas múltiplas e as vezes suprindo algumas das mazelas da sociedade. Para isso, a partir de pesquisa bibliográfica, descreverei as tipificações do esporte e o relacionamento de projetos sócio esportivos com a comunidade que o cerca. Com base na discussão teórica, a pesquisa avança para um estudo de caso em um projeto esportivo Brasileiro, o CRIA-UFLA, o qual vem apresentando êxito na oferta do ensinamento de saberes relacionados ao atletismo e de valores humanos, apresentando nos últimos anos, além de notórios êxitos esportivos, perceptíveis impactos positivos na vida de jovens de comunidades periféricas de Lavras. O estudo do caso se deu a partir de entrevista semiestruturada com o fundador do projeto a fim de identificar ações de gestão que tem viabilizado o crescimento esportivo e sociocultural. O estudo foi organizado perspectivando contemplar alguns objetivos específicos (1) descrever a relação do projeto sócio esportivo com o esporte e suas vertentes (2) compreender o projeto sócio esportivo no contexto brasileiro (3) observar por relatos de vivência notórias melhorias na vida de seus integrantes (4) sinalizar como a resiliência de jovens em projetos deste caráter, contribui para o desenvolvimento humano.

Abstract: Sport is configured as a socio-cultural phenomenon, and as an area of ????development and research in Physical Education. Its expansion was driven by institutions, especially the church, school and clubs. Nowadays, sports are also manifested in Physical Education entities called socio-sports projects, as we can observe in Brazil and other countries. However, in recent decades, the sport has changed and has been adapting to the so-called postmodern world, with the consumer society and more individualized and immersed within the imbecilizing and alienating cultural industry, the speed and improvement of the means of (enslavement) communication. , manifesting in multiple ways and sometimes supplying some of the ills of society. For this, from bibliographical research, I will describe the typifications of sport and the relationship of social sports projects with the surrounding community. Based on the theoretical discussion, the research advances to a case study in a Brazilian sports project, CRIA-UFLA, which has been successfully offering the teaching of knowledge related to athletics and human values, presenting in recent years. , in addition to notable sporting successes, noticeable positive impacts on the lives of young people from peripheral communities of Lavras. The case study was based on a semi-structured interview with the founder of the project in order to identify management actions that have enabled sports and sociocultural growth. The study was organized with the purpose of contemplating some specific objectives (1) to describe the relation of the social sport project with the sport and its aspects (2) to understand the social sport project in the Brazilian context (3) observe by reports of experience noticeable improvements in member lives (4) signal how the resilience of young people in projects of this character contributes to human development.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20192201420755

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44452

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tiago Marques Guimaraes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo