SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA

Autoria de: Paula Helena Nogueira Silva

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Ludmila Dias dos Santos Leal

Palavras-chaves: Resgate, Jogos, Tradicionais, Educação Física, Escolar.

Data da defesa: 04/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 11/12/2019

Data da publicação: 11/12/2019

Referência: Silva, P. H. N. EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS O RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A atividade lúdica possibilita o desenvolvimento sadio e é uma reação automática da criança. Portanto brincando a criança aumenta a sua independência, assim melhorando a sua capacidade de tomar decisão, valoriza a cultura popular, estimula a sensibilidade visual e auditiva, exercita a imaginação e criatividade, aperfeiçoando sua inteligência emocional, promove interação e adaptação social. Então o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais como proposta pedagógica possui valor significativo para o aprendizado das crianças nos anos iniciais do fundamental. O caráter desta pesquisa é qualitativo e aconteceu em uma escola da rede Pública de Educação de Lavras Minas- Gerais, por meio de dois encontros semanais em duas turmas distintas (segunda-feira, 5º ano terça-feira, 4º ano) com crianças dos anos iniciais com idades entre 9 a 11 anos no período diurno. Os encontros tiveram duração de 50 minutos, onde as atividades didáticas desenvolvidas foram questionários, perguntas orais aos alunos, vivência dos jogosbrincadeiras e algumas variações e construção de um livrete de jogos e brincadeiras. Quando perguntado a preferência entre jogos tradicionais e eletrônicos, houve um aumento significativo para a preferência dos jogos tradicionais depois de terem vivencia desta prática nas aulas de Educação Física Escolar. Conclui-se que a utilização de livros e brincadeiras aplicados na escola foi positivo visto que a maior aderência aos jogos tradicionais após a intervenção.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20192201510160

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44791

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paula Helena Nogueira Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo