SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autoria de: Tássia Placedino Silva Oliveira

Orientação de: Nathalia Maria Resende

Presidente da banca: Nathalia Maria Resende

Primeiro membro da banca: Maria Rachel Vitorino

Palavras-chaves: Educação Física, estudante com deficiência, escola especializada, APAE, deficiência intelectual..

Data da defesa: 26/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 09/12/2019

Data da publicação: 09/12/2019

Referência: Oliveira, T. P. S. A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA . 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A Educação Física, com a finalidade de aperfeiçoar os aspectos físico-motor, cognitivo, afetivo-emocional, social e cultural, vem com o escopo de aguçar a criatividade e a expressividade dos estudantes. Estudar a inclusão desses aspectos dentro da aula de Educação Física na instituição de ensino especializado, Associação e Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) parece fundamental para conhecer o desenvolvimento dos estudantes. Esta instituição busca promover uma aprendizagem adequada para os estudantes com deficiência intelectual eou múltiplas com comprometimento que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa, contemplando suas particularidades e assegurando que os estímulos ofertados sejam apropriados para o desenvolvimento de todos aqueles inseridos na instituição. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer quais as mudanças ocorridas na escola especializada para estudantes com deficiência após a inserção da Educação Física Escolar. A pesquisa trouxe como resultado um enorme conteúdo que justifica a permanência da Educação Física, por ser tão importante em meio as escolas especializadas, trazendo o fato social e a cooperação como principal motivo. Conclui-se que a Educação Física com todo seu aporte teóricoprático e suas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, desenvolvida pela cultura corporal de movimento, que engloba toda parte social usando também a aplicação de conteúdo de forma lúdica, estruturada e bem conduzida contribui efetivamente para a autonomia, a imaginação e a cooperação entre os estudantes da APAE, expandindo os conhecimentos e possibilitando uma sensação de bem-estar e consequentemente uma melhor qualidade de vida para aqueles que são constantemente vítimas de hostilidade por parte da sociedade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20192201511020

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44252

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tássia Placedino Silva Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo