SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR REFLEXÕES ACERCA DE SUA INCERSÃO

Título alternativo: ADVENTURE BODY PRACTICE IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION REFLECTIONS ABOUT ITS INCERSION

Autoria de: Talita Aparecida Carvalho Alvarenga

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Álex Sousa Pereira

Palavras-chaves: Educação Física Escolar, Práticas de Aventura, Professores, Docência, Projeto Político Pedagógico.

Data da defesa: 02/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 12/12/2019

Data da publicação: 12/12/2019

Referência: Alvarenga, T. A. C. PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR REFLEXÕES ACERCA DE SUA INCERSÃO. 2019. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente estudo objetivou investigar se nas aulas de Educação Física são ministrados conteúdos referentes às práticas que envolvem a temática da cultura corporal de aventura e elucidar se os mesmos constam e são compatíveis as propostas contidas no Projeto Político Pedagógico da escola. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Perdões, Minas Gerais, sendo que os participantes foram professores de Educação Física de escolas públicas e privadas. Os dados forao obtidos através de questionários semiestruturados aplicados aos docentes e a partir da análise do Projeto Político Pedagógico de cada escola. Cultura corporal de aventura em sua dimensão pedagógica é elucidado como unidade pedagógica a ser trabalhada no contexto escolar pela Educação Física, visto que eles fazem parte e enriquecem a Cultura Corporal de Movimento. Os resultados encontrados menciona a carência desta temática nos ambitos escolares estudados.

Abstract: The present study aimed to investigate whether in Physical Education classes are taught contents related to the practices that involve the theme of adventure body culture and to elucidate if they appear and are compatible with the proposals contained in the Schools Pedagogical Political Project. The research was conducted in the city of Perdões, Minas Gerais, and the participants were teachers of Physical Education from public and private schools. The data were obtained through semi-structured questionnaires applied to the teachers and from the analysis of the Pedagogical Political Project of each school. Adventure body culture in its pedagogical dimension is elucidated as a pedagogical unit to be worked in the school context by Physical Education, since they are part and enrich the Body Culture of Movement. The results mention the lack of this theme in the studied school environments.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20192201520089

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44476

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Talita Aparecida Carvalho Alvarenga e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo