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Título: PRÁTICAS CORPORAIS INCLUSIVAS COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autoria de: Ana Claudia Vasconcelos da Costa

Orientação de: Nathalia Maria Resende

Coorientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Presidente da banca: Nathalia Maria Resende

Primeiro membro da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Segundo membro da banca: Vanda Vieira Linhares Perdomo

Palavras-chaves: Práticas Corporais, Autismo, Desenvolvimento, Transtorno, Inclusão

Data da defesa: 29/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 09/12/2019

Data da publicação: 09/12/2019

Referência: Costa, A. C. V. d. PRÁTICAS CORPORAIS INCLUSIVAS COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA RELATO DE EXPERIÊNCIA . 2019. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que vem sendo estudado, mas que ainda se repercute em várias questões e contradições. Tal transtorno é responsável por déficits nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi relatar uma experiência junto às crianças autistas, compreendidas por atividades de jogos e brincadeiras voltados para o trabalho da coordenação motora grossa e fina, direção, equilíbrio, força, circuitos psicomotores, associação de números e cores, noções espaciais, brincadeiras populares e habilidades motoras básicas. A metodologia aplicada foi um estudo descritivo qualiquantitativo durante o período de 14 semanas com o acompanhamento de nove crianças autistas. Os resultados obtidos apresentaram pontos positivos sobre a influência das práticas corporais para o desenvolvimento de crianças com TEA, sendo que 67 das crianças tiveram progressos nos aspectos da oralização, 100 na socialização, 89 nas mudanças de rotina, 78 no uso de objetos, 78 na resposta visual, 67 na resposta auditiva, 78 nas capacidades motoras, 89 na resposta intelectual e 100 no comportamento. Minha percepção sobre a vivência na aplicação das práticas corporais para as crianças com TEA foi que insistir na intervenção de atividades físicas para crianças autistas de modo direcionado e adequado e se fazer necessário em fomentar a estimulação das áreas de socialização, comunicação e comportamento destas crianças. Conclui-se com esta pesquisa que a função do profissional de Educação Física é primordial para a intervenção com crianças autistas de modo a contribuir para sua qualidade de vida e saúde.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20192201520975

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44253

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Claudia Vasconcelos da Costa e Universidade Federal de Lavras

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