SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: BOXE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO PERSPECTIVAS DE PROFESSORESAS SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO

Título alternativo: BOXING IN HIGH SCHOOL EDUCATION CLASSES TEACHERS PERSPECTIVES ON PEDAGOGICAL WORK

Autoria de: Luiz Henrique Alves da Silva

Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis

Presidente da banca: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis

Primeiro membro da banca: Álex de Sousa Pereira

Palavras-chaves: Lutas, Boxe, Escola, Jogos, Professores

Data da defesa: 27/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 02/12/2019

Data da publicação: 02/12/2019

Referência: Silva, L. H. A. d. BOXE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO PERSPECTIVAS DE PROFESSORESAS SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO . 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Dentre os conteúdos propostos pela PCN??S nas aulas de Educação Física, as Lutas são as que apresentam maior dificuldade em relação aos seus aspectos didáticos pedagógicos, algumas dessas dificuldades são justificativas pela falta de experiência pessoal em lutas por parte dos professores em nexo a sua formação acadêmica, e a preocupação com o fator violência, sendo que, julgam ser um agente intrínseco às práticas, fazendo-se assim, um motivo que dificulte a viabilidade de abordagens nas aulas. Tendo tais aspectos em evidência, esta pesquisa consiste em estudar, analisar e verificar possibilidades de interpelações das lutas na educação física escolar, tendo como propósito a prática do Boxe. Caracteriza-se como um estudo de caso descritivo exploratório de natureza qualitativa, os participantes são professoresas da rede pública do Ensino Médio da cidade de Lavras- MG. A coleta dos dados será mediante a um questionário com perguntas baseadas nas diretrizes do estudo, a análise constituirá na triangulação das respostas dos professoresas ancoradas nos aportes teóricos. Pelo exposto e analisado neste trabalho o Boxe é discernido devido a uma série de fatores o qual os professores carregam consigo quando o assunto são as lutas. Esse estudo é apenas uma pequena parcela de contribuição para reforçar que as lutas e o Boxe podem ser ensinados nas escolas. Logo, é de suma importância, a continuidade de pesquisas nessa área.

Abstract: Among the contents proposed by PCNS in Physical Education classes, the Struggles are the ones that present the greatest difficulty in relation to their pedagogical didactic aspects, some of these difficulties are justified by the lack of personal experience in struggles by teachers in connection with their academic formation. , and the concern with the factor of violence, being that, they consider to be an intrinsic agent to the practices, becoming, thus, a reason that hinders the viability of approaches in the classes. Having such aspects in evidence, this research consists in studying, analyzing and verifying possibilities of challenges in the fight in school physical education, with the purpose of practicing boxing. It is characterized as a descriptive exploratory case study of qualitative nature, the participants are teachers from public high school in the city of Lavras-MG. The data collection will be through a questionnaire with questions based on the study guidelines, the analysis will constitute the triangulation of the teachers answers anchored in the theoretical contributions. From the above and analyzed in this paper Boxing is discerned due to a number of factors that teachers carry with them when it comes to fighting. This study is only a small part of the contribution to reinforce that fights and boxing can be taught in schools. Therefore, the continuity of research in this area is of paramount importance.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20192201610400

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44426

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luiz Henrique Alves da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo