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Título: AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO (CONTINUADA) DOCENTE DAS NARRATIVAS À (RE) ELABORAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autoria de: Victor Afonso Terra Silva

Orientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Presidente da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Primeiro membro da banca: Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

Segundo membro da banca: Ana Paula Prado Ramos Garcia

Terceiro membro da banca: José Francisco Ribeiro Taglialegna

Quarto membro da banca: Nazaré Aparecida Vilas Boas

Palavras-chaves: Programa Residência Pedagógica, Formação Continuada, Educação Física, Trabalho Pedagógico, Preceptores.

Data da defesa: 27/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 11/12/2019

Data da publicação: 11/12/2019

Referência: Silva, V. A. T. AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO (CONTINUADA) DOCENTE DAS NARRATIVAS À (RE) ELABORAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2019. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Mediante a atual conjuntura vivenciada pelos professores de educação básica, o Programa de Residência Pedagógica surge como um meio de atualização, tornando a formação continuada algo presente na vida profissional e possibilitando a reaproximação dos docentes com a universidade e, consequentemente, o estudopesquisa. No presente trabalho, as informações foram adquiridas através de uma entrevista semiestruturada, onde foram ouvidas as vivências e experiências dos preceptores participantes do PRP- Educação Física de determinada cidade do sul de Minas Gerais. A entrevista baseou-se no que diz respeito aos impactos do Programa para o contexto da Educação, em especial, para a formação profissional. Perante a análise dos dados, nota-se que o PRP causou efeitos extremamente positivos na carreira docente, causando impactos não só na escola, mas também, naquelas pessoas que de alguma forma conheceram o programa. Nesse contexto, os professores que porventura tiveram a possibilidade de participar, puderam obter uma melhor compreensão dos aspectos educacionais, e, especificamente, do componente curricular de Educação Física, além de conhecer formas de melhorar a organização de seus trabalhos Pedagógicos, de maneira clara e coerente. Em virtude dos fatos mencionados, considera-se por fim, que, através do referido programa, os docentes tiveram a possibilidade de dar continuação à sua formação, que por diversas razões, estava fragilizada e desvalorizada.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20192201610405

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44529

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Victor Afonso Terra Silva e Universidade Federal de Lavras

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