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Título: METODOLOGIAS INCLUSIVAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS AUTISTAS

Autoria de: Leticia Napoliceno Rodrigues da Silva

Orientação de: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Presidente da banca: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Primeiro membro da banca: Nathália Maria Resende

Palavras-chaves: Estratégias pedagógicas, Autismo, Educação, Inclusão, Educação Física

Data da defesa: 28/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 08/12/2019

Data da publicação: 08/12/2019

Referência: Silva, L. N. R. d. METODOLOGIAS INCLUSIVAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS AUTISTAS. 2019. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física para inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Trata-se de uma revisão da literatura, referente aos artigos publicados nos anos de 2009 à 2019. O autismo é classificado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mental (DSM-5, 2014) como um transtorno do neurodesenvolvimento. Essa deficiência é caracterizada por uma série de sintomas que leva ao comprometimento da fala e das relações sociais. Com a presença de alunos com autismo em salas comuns do ensino regular, a expectativa é que os princípios da educação inclusiva sejam, cada vez mais promovidos para melhor atender a esse público. Apesar de alguns autores terem apresentado resultados positivos em relação as práticas pedagógicas adotadas pelos professores, outros estudos apontaram fatores desafiadores que podem influenciar para a não efetivação da inclusão dos alunos com TEA nas aulas de Educação Física, como a falta de conhecimento dos professores sobre o autismo, falta de apoio da gestão escolar e falhas na formação acadêmica. Poucos foram os estudos que abordaram o uso de metodologias inclusivas nas aulas de Educação Física, o que indica que há muito o que se fazer para melhorar esse atendimento nas escolas de ensino regular.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20192201611418

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44422

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Napoliceno Rodrigues da Silva e Universidade Federal de Lavras

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