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Título: QUEM DANÇA SEUS MALES ESPANTA RECORTE DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES LGBTT DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Autoria de: Thiago Henrique de Souza Silva

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Coorientação de: Nathália Maria Resende

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Nathália Maria Resende

Segundo membro da banca: Helton Pereira de Carvalho

Palavras-chaves: Relações Interpessoais, LGBTT, Dança, Atividade Física, Depressão.

Data da defesa: 25/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 08/09/2020

Data da publicação: 08/09/2020

Referência: Silva, T. H. d. S. QUEM DANÇA SEUS MALES ESPANTA RECORTE DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES LGBTT DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2020. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: RESUMO A facilidade de dissipação de informações faz com que as relações interpessoais sejam mais (ou menos) complexas, maximizando preconceitos e dificuldade de aceitação. Considerando tais fatos, é possível relatar o crescente número de sujeitos afetados por algum tipo de mal-estar psíquico, como por exemplo, ansiedade, estresse, ataques de pânico e aqui apontado, a depressão. O objetivo do presente estudo foi avaliar as consequências do preconceito e da discriminação na comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) para a saúde mental de tais sujeitos e avaliar qual a interferência da dança neste contexto. Utilizou-se de uma entrevista semiestruturada, antes e depois da participação dos sujeitos desta pesquisa no projeto de dança no período de um semestre, e feita, também análise a partir do Escala de Autoestima de Rosenberg. Foi possível compreender que a dança promove uma melhora efetiva na autoestima e age positivamente ao que tange a autoimagem, mesmo em ambientes de preconceito e discriminação. Desta forma, houve uma melhora significativa no bem-estar individual e coletivo, assim como, obteve-se o sentimento de pertencimento de grupo fazendo com que a pressão acadêmica e os sentimentos de tristeza e incapacidade fossem atenuados.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20201201520990

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45160

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thiago Henrique de Souza Silva e Universidade Federal de Lavras

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