SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES

Autoria de: Hugo Simões Junqueira

Orientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Presidente da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Primeiro membro da banca: Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

Palavras-chaves: Aulas de Educação Física, Evasão, Ensino Médio, Escola, Alunos

Data da defesa: 24/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 09/09/2020

Data da publicação: 09/09/2020

Referência: Junqueira, H. S. EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES. 2020. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Tratou-se de uma pesquisa cujo fito central foi cotejar as percepções de alunosas, de um professor e da gestora escolar em relação à incidência de evasão nas aulas de Educação Física, em uma instituição escolar pública situada na região sul do Estado de Minas Gerais. A investigação assenta-se sob pressupostos qualitativos, ao abrigo de uma abordagem narrativa (SAMPIERI COLLADO LUCIO, 2013). Para tanto, entrevistou-se trinta e dois (32) alunosas, um professor e a gestora da referida instituição, subsidiado por um roteiro semiestruturado, alvitrando entrecruzar às narrativas, percepções e ações que incidem sobre o fenômeno da evasão no interior do referido componente curricular. Além do material empírico proveniente das entrevistas, o estudo contou com um período de observação in loco, os quais engendraram registros que compõem o diário de campo. Em linhas gerais os dados aferidos demonstram uma incidência significativa de abandono das aulas cotidianamente, sob a justificativa de se tratar de uma componente curricular desprovido de sentido e significado para osas educandos, seja em decorrência da ausência de intervenção pedagógica sistematizada, ou por efeito da redundância dos conteúdos apresentados nas aulas. Por outro lado, quando questionados sobre como enfrentariam essa questão e de que modo modificariam o quadro, não responderam, ou apresentaram proposições plausíveis, denotando assim, um estado de resignação preocupante para essesas jovens em franco desenvolvimento e anelando emancipação

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20201201611412

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44942

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Hugo Simões Junqueira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo