SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: LUTAS E OS JOGOS DE OPOSIÇÃO COMO CONTEÚDO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Título alternativo: COMBATS AND OPPOSITION GAMES AS CONTENT OF BODY CULTURE OF MOVEMENT IN PHYSICAL EDUCATION FOR STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES

Autoria de: Juliana Aparecida Pereira

Orientação de: Nathalia Maria Resende

Presidente da banca: Nathalia Maria Resende

Primeiro membro da banca: Maria Rachel Vitorino

Palavras-chaves: Deficiência, Intelectual, Educação, Física, Jogos

Data da defesa: 27/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 01/09/2020

Data da publicação: 01/09/2020

Referência: Pereira, J. A. LUTAS E OS JOGOS DE OPOSIÇÃO COMO CONTEÚDO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2020. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Os Jogos de Oposição apresentam características semelhantes às Lutas, nas quais há um ato de confronto entre dois ou mais oponentes com o objetivo final de que um vença. O ponto marcante desses jogos é o ato de se praticar o respeito e a segurança com o oponente durante toda a atividade. É nesse contexto que os Jogos de Oposição e as Lutas se enquadram como um conteúdo da Cultura Corporal de Movimento, relacionando à realidade social vivida dos estudantes, e auxiliando ao entendimento da Educação Física como auxiliadora no processo formativo de cidadãos. O objetivo deste estudo é conhecer a percepção dos estudantes com Deficiência Intelectual da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lavras - MG a respeito do conteúdo das Lutas abordado nas aulas de Educação Física pela metodologia de Jogos de Oposição, para que os mesmos compreendam a diferença entre Brigas e Lutas, já que foi observada indisciplina de alguns estudantes que apresentavam comportamento agressivo, durante as aulas de Educação Física na APAE. Foi utilizado o método de Pesquisa-Ação, no qual foram aplicados dois questionários, um no início e outro no final das intervenções nas aulas de Educação Física. A intervenção consistiu em 11 aulas com conteúdo de Jogos de Oposição e Lutas ao longo de três meses para uma das turmas da APAE. Os dados coletados mostraram que inicialmente poucos estudantes sabiam a diferença entre Brigas e Lutas, e que com as intervenções puderam vivenciar as diferentes modalidades esportivas sobre o conteúdo e aprender sobre os valores respeito, autocontrole e disciplina. Conclui-se que a utilização do conteúdo Lutas por meio da utilização dos Jogos de Oposição, com as devidas adaptações para os estudantes com Deficiência Intelectual, contribui efetivamente para a melhora do comportamento agressivo e os fazem compreender a diferença entre Brigas e Lutas.

Abstract: The Opposition Games present characteristics similar to Combat, in which there is a confront between two or more opponents with a final goal of one winner. The highlight of these games is to practice respect and security with the opponent during the entire activity. It is in this context that the Opposition Games and the Combats fit as a content of the Body Culture of Movement, relating to the social reality experienced by students, and helping to understand Physical Education as an aid in the formative process of citizens. The goal of this study is to learn the perception of students with Intellectual Disabilities of the Association of Parents and Friends of the Exceptional Children (APAE ???????? acronym in Portuguese) in Lavras - MG regarding the content of the Combats approached in Physical Education classes by the Opposition Games methodology, so that they themselves can understand the difference between fights and combat, since it was observed indiscipline of some students who showed aggressive behavior during Physical Education classes at APAE. The Action Research method was used, in which two questionnaires were obtained, one at the beginning of the class and one at the end in Physical Education. The intervention consisted of 11 classes with content from Opposition and Combat Games over three months for one of the APAE classes. The collected data showed that initially few students knew the difference between fights and combats, and that with the interventions they could experience the different sports modalities related to the content and learn about the values of respect, self-control and discipline. It is concluded that the use of the content Combats through the use of Opposition Games, with the necessary adaptations for students with Intellectual Disabilities, contributes to the improvement of aggressive behavior and makes them understand the difference between Fights and Combats.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20201201711161

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44832

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Juliana Aparecida Pereira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo