SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: OS EFEITOS DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE IMPRESSÕES DOS SUPERVISORES PIBID UFLA (NÚCLEO EDUCAÇÃO FÍSICA) NO INTERSTÍCIO 20189

Título alternativo: THE EFFECTS OF PIBID ON TEACHING PROFESSIONAL DEVELOPMENT IMPRESSIONS OF PIBID UFLA SUPERVISORS (PHYSICAL EDUCATION NUCLEUS) IN THE INTERSTICE 20189

Autoria de: Larissa Alves de Azevedo

Orientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Presidente da banca: Kleber Tüxen Carneiro Azevedo

Primeiro membro da banca: Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

Palavras-chaves: Formação Docente, Desenvolvimento Profissional, PIBID, Supervisores, Trabalho Pedagógico

Data da defesa: 10/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 11/05/2021

Data da publicação: 11/05/2023

Referência: Azevedo, L. A. d. OS EFEITOS DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE IMPRESSÕES DOS SUPERVISORES PIBID UFLA (NÚCLEO EDUCAÇÃO FÍSICA) NO INTERSTÍCIO 20189 . 2021. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Em linhas gerais, o desenvolvimento deste trabalho nos permitiu compreender em que medida o PIBID (no interstício 20189) conferiu possibilidades de desenvolvimento profissional e de que modo esse complexo campo do desenvolvimento profissional ocorrera (ou não) a partir do programa em questão. Desta forma, nosso empreendimento científico assenta-se sob os pressupostos qualitativos. Quanto à abordagem da pesquisa, trata-se de um desenho narrativo, dado que investigações com enfoque narrativo dizem respeito ????as histórias de vidas e experiências de algumas pessoas para descrevê-las e analisá-las. O que interessa são os próprios indivíduos e o ambiente que os rodeia???? (SAMPIERI COLLADO LUCIO, 2013, p.509). Trata-se, portanto, de um delineamento que geralmente é utilizado alvitrando checar uma sucessão de acontecimentos, fornecendo uma espécie de quadro micro analítico (CRESWELL, 2009). Para análise qualitativa das narrativas orais, geralmente se utiliza a técnica da triangulação, tendo em vista que ela consiste

Abstract: In general, the development of this work allowed us to understand the extent to which PIBID (in the 20189 interstice) conferred possibilities for professional development and how this complex field of professional development had occurred (or not) from the program in question. In this way, our scientific enterprise is based on qualitative assumptions. As for the research approach, it is a narrative design, given that investigations with a narrative focus concern ????the stories of the lives and experiences of some people to describe and analyze them. What matters are the individuals themselves and the environment that surrounds them???? (SAMPIERI COLLADO LUCIO, 2013, p.509). It is, therefore, a design that is generally used in order to check a succession of events, providing a kind of micro-analytical framework (CRESWELL, 2009). For qualitative analysis of oral narratives, the triangulation technique is generally used, considering that it consists of a ????research strategy that is based on tried and proven scienti

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20202201620907

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Alves de Azevedo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo