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Título: AFETIVIDADE COMO UMA DIMENSÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Título alternativo: AFFECTIVITY AS ONE DIMENSION OF THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN PHYSICAL EDUCATION

Autoria de: Ana Carolina de Paula Cardoso

Orientação de: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Presidente da banca: Profa. Dra. Priscila Carneiro Valim Rogatto

Primeiro membro da banca: Prof. Dr. Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

Palavras-chaves: Ensino-aprendizagem, professor-aluno, desenvolvimento afetivo, desenvolvimento cognitivo, assimilação.

Data da defesa: 04/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 13/05/2021

Data da publicação: 13/05/2021

Referência: Cardoso, A. C. d. P. AFETIVIDADE COMO UMA DIMENSÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O trabalho a seguir tem como destaque a identificação da afetividade como um pilar educacional, através de referências teóricas. Para a produção do projeto utiliza-se alguns artigos referentes ao pensamento de Paulo Freire, acerca da ?Educação Bancária, que de acordo com o mesmo, acarreta um desinteresse pela dimensão afetiva do aluno. Ao debater sobre esse contato, exploramos a relação professor-aluno, onde alguns estudos afirmam que essa ligação pode atribuir um significado, positivo ou negativo, sobre o processo de aprendizagem. Posteriormente, levantamos a questão sobre ?o que é afetividade??? E para discorrer sobre o tema consideramos as teorias de Henri Wallon, onde o próprio identifica o termo como a capacidade de um indivíduo de ser afetado por questões internas ou externas. Ao compreender a necessidade de envolver essa dimensão no processo de ensino-aprendizagem docente poderá construir metodologias efetivas e reais para alcançar o objetivo.

Abstract: The following work highlights the identification of affectivity as an educational pillar, through theoretical references. For the production of the project, some articles referring to Paulo Freires thinking about ?Banking Education are used, which, according to him, leads to a lack of interest in the affective dimension of the student. When discussing this contact, we explored the teacher-student relationship, where some studies claim that this link can assign meaning, positive or negative, about the learning process. Subsequently, we raised the question about ?what is affectivity???And to talk about the topic we consider Henri Wallons theories, where he himself identifies the term as an individuals ability to be affected by internal or external issues. By understanding, the need to involve this dimension in the teaching-learning process teacher will be able to build effective and real methodologies to reach the goal.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20202201710989

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47391

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina de Paula Cardoso e Universidade Federal de Lavras

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