SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: ATIVIDADES LÚDICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autoria de: Marco Antônio Junqueira Silva

Orientação de: Nathalia Maria Resende

Presidente da banca: Nathalia Maria Resende

Primeiro membro da banca: Maria Rachel Vitorino

Palavras-chaves: autismo, pandemia, atividades lúdicas, pscicomotricidade, jogo

Data da defesa: 26/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 02/05/2021

Data da publicação: 02/05/2021

Referência: Silva, M. A. J. ATIVIDADES LÚDICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Introdução O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que limita os processos de socialização, comunicação e aprendizado da criança. As atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, proporcionando a elas habilidades nos aspectos motor, cognitivo e social. Objetivo O presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento psicomotor e socioafetivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em tempos de pandemia, a partir de um programa contendo 20 aulas de atividades lúdicas desenvolvidas de forma remota. Metodologia No início e no final do programa de atividades, foi aplicado o teste de Escala de Desenvolvimento Motor para compararmos os resultados encontrados. Participaram do estudo 13 crianças com TEA, juntamente com seus responsáveis. O programa de atividades lúdicas foi desenvolvido pelo grupo no aplicativo WhatsApp. Resultados De acordo com os resultados, as atividades lúdicas propostas auxiliaram no desenvolvimento psicomotor das crianças, visto que nenhuma criança regrediu em relação aos resultados obtidos nos testes antes e após a intervenção pelo programa. Conclusão A pandemia trouxe algumas barreiras para o aprendizado das crianças, principalmente no aspecto socioafetivo. Quanto à psicomotricidade, tivemos resultados satisfatórios tendo em vista a dificuldade de realizar atividades lúdicas em ambientes não propícios para a prática da atividade. Palavras-chave Autismo. Atividade Lúdica. Pandemia.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20202201710990

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47425

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marco Antônio Junqueira Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo