SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: IMPACTO DAS INTERVENÇÕES LÚDICO-RECREATIVAS NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autoria de: Aline Paula Cassiano

Orientação de: Nathalia Maria Resende

Presidente da banca: Nathália Maria Resende

Primeiro membro da banca: Maria Rachel Vitorino

Palavras-chaves: Autismo, Qualidade de Vida, Pandemia, Intervenção, Lúdico.

Data da defesa: 26/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 30/04/2021

Data da publicação: 30/04/2021

Referência: Cassiano, A. P. IMPACTO DAS INTERVENÇÕES LÚDICO-RECREATIVAS NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Introdução A pandemia devido a COVID-19 resultou em grandes e rápidas mudanças na vida da população em geral, principalmente na vida de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na qual sua rotina foi interrompida de forma repentina, causando impactos na qualidade de vida (QV) dessas crianças. Objetivo Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar qual o impacto das atividades lúdico-recreativas do Projeto de Extensão desenvolvido pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Paradesporto (UFLA) na QV de crianças com TEA em tempos de pandemia. Procedimentos Para o desenvolvimento desta pesquisa foram aplicadas atividades lúdico-recreativas e os familiares das crianças com TEA responderam o questionário AUQEI para analisar a percepção da criança e familiares sobre QV. Resultados Os dados mostraram que a QV das crianças com TEA se apresentou satisfatória e as intervenções proporcionaram o bem-estar durante o isolamento social, além disso, obteve-se também dificuldades com a evasão durante as atividades online. Conclusão As atividades lúdico-recreativas podem contribuir positivamente na QV de crianças com TEA e seus familiares, em meio ao distanciamento social provocado pela COVID-19.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20202201711774

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47327

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Aline Paula Cassiano e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo