SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: NÍVEL DE INFORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS AOS ALUNOS, EM RELAÇÃO AO INTERVALO DE DESCANSO ENTRE SÉRIES

Título alternativo: LEVEL OF INFORMATION FROM PROFESSIONALS TO STUDENTS, IN RELATION TO THE REST INTERVAL BETWEEN GRADES

Autoria de: Gilton Wesley Sales

Orientação de: Sandro Fernandes da Silva

Presidente da banca: Prof. Dr. Sandro Fernandes da Silva

Primeiro membro da banca: Mestrando Guilherme Pereira Saborosa

Palavras-chaves: Atividade Física, Saúde, Treinamento Resistido (TR), Musculação, Intervalo de Descanso Entre Series (IDES).

Data da defesa: 19/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 30/11/2021

Data da publicação: 30/11/2021

Referência: Sales, G. W. NÍVEL DE INFORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS AOS ALUNOS, EM RELAÇÃO AO INTERVALO DE DESCANSO ENTRE SÉRIES. 2021. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Introdução A saúde do corpo e manutenção das funções que ele desempenha para sobrevivência do individuo é assunto mundial, e na atual situação pandêmica, nunca esteve tão em foco. Diante de meios para garantir que as funções do organismo trabalhem em harmonia, inúmeras estratégias fazem parte do dia a dia da população, uma delas são as atividades físicas. Assim, a musculação ou treinamento resistido se mostra um meio eficaz e seguro, desde que devidamente orientado por um profissional de Educação Física, em se obter um corpo mais saudável e resistente a diversas patologias, inclusive á COVID-19. Demonstrando uma gama de benefícios nessa atividade física sistematizada. Contudo, a orientação ao se realizar exercícios de musculação deve ser clara, objetiva e didática do profissional de Educação Física para o aluno, priorizando sempre a segurança e o foco nos objetivos e individualidade do assistido. Portanto, o profissional ao realizar um plano de treino, necessita estar munido do conhecimento que rege sua profissão e levar em consideração as interações de variáveis dentro do programa a ser executado. Uma variável indispensável e que apresenta por vezes ser negligenciada pelos alunos ao realizar o treinamento resistido é o Intervalo de Descanso Entre Séries. Tal variável é responsável, em associação as demais, por fatores que levarão o aluno ao seu objetivo. Nesse sentido, esse estudo busca identificar como e qual o nível que o profissional de Educação Física, transmite as informações em relação ao Intervalo de Descanso Entre Séries para seus alunos nos salões de musculação. Objetivo Verificar o nível de conhecimento e informações que os profissionais de educação física têm em relação à função do Intervalo de Descanso Entre Séries que são propostos em diferentes métodos de treinamento e como essas informações são transmitidas aos alunos. Metodologia A amostra da pesquisa foi composta por 31 profissionais de Educação Física atuantes em academias de musculação da cidade de Lavras-MG, que responderam á um questionário com 8 perguntas e com 52 alunos das mesmas academias de musculação onde os profissionais pesquisados atuam, que responderam á um questionário com 5 perguntas. Ambos os questionários contendo perguntas relacionadas com o tema e sendo realizados presencialmente pelo pesquisador por meio de entrevista. Resultados As respostas fornecidas pelos entrevistados fomentaram a possibilidade de comparação aos fenômenos impulsionadores do tema, que levaram ao entendimento da falta de transmissão do conhecimento aos alunos sobre o Intervalo de Descanso Entre Séries, entretanto não o suficiente para delimitar um ponto conclusivo final. Conclusão Mesmo observando a não transmissão do conhecimento sobre Intervalo de Descanso Entre Séries dos profissionais aos alunos, que corrobora para certa compreensão de um possível motivo pela qual a negligência possa ocorrer nessa variável, afirmo a necessidade em aprofundar nesse tema para eleger se e por qual motivo ocorre tal negligência em respeitar o Intervalo de Descanso Entre Séries.

Abstract: Introduction The health of the body and the maintenance of the functions it performs for the survival of the individual is a worldwide issue, and in the current pandemic situation, it has never been so in focus. Faced with ways to ensure that the organisms functions work in harmony, countless strategies are part of the populations day-to-day activities, one of which is physical activities. Thus, weight training or resistance training proves to be an effective and safe way, as long as it is properly guided by a Physical Education professional, in order to obtain a healthier body and resistant to several pathologies, including COVID-19. Demonstrating a range of benefits in this systematized physical activity. However, the orientation when performing weight training exercises must be clear, objective and didactic of the Physical Education professional to the student, always prioritizing safety and focus on the objectives and individuality of the assisted. Therefore, the professional when carrying out a training plan, needs to be equipped with the knowledge that governs his profession and take into account the interactions of variables within the program to be executed. An indispensable variable that is sometimes neglected by students when performing resistance training is the Rest Interval Between Series. This variable is responsible, in association with the others, for factors that will lead the student to his goal. In this sense, this study seeks to identify how and at what level the Physical Education professional transmits the information in relation to the Rest Interval Between Series to his students in the weight rooms. Objective Check the level of knowledge and information that physical education professionals have in relation to the Rest Interval Between Series function, which are proposed in different training methods and how this information is transmitted to students. Methodology The research sample consisted of 31 Physical Education professionals working in bodybuilding academies in the city of Lavras-MG, who answered a questionnaire with 8 questions and 52 students from the same bodybuilding academies where the surveyed professionals work. answered a questionnaire with 5 questions. Both questionnaires containing questions related to the topic and being carried out in person by the researcher through an interview. Results The answers provided by the interviewees fostered the possibility of comparing the driving phenomena of the theme, which led to the understanding of the lack of transmission of knowledge to students about the Rest Interval Between Grades, however not enough to delimit a final conclusive point. Conclusion Even noting the non-transmission of knowledge about Rest Interval Between Grades from professionals to students, which corroborates a certain understanding of a possible reason why negligence may occur in this variable, I affirm the need to deepen this theme to choose if and why what is the reason for such negligence in respecting the Rest Interval Between Series.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20211201710481

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53929

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gilton Wesley Sales e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo