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Título: A importância do lúdico no desenvolvimento psicomotor da criança

Autoria de: Michel de Melo Mendes

Orientação de: Maria Rachel Vitorino

Presidente da banca: Maria Rachel Vitorino

Primeiro membro da banca: Andréa de Oliveira Barra

Palavras-chaves: lúdico, infância, desenvolvimento psicomotor, psicomotricidade, professor

Data da defesa: 16/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 03/12/2021

Data da publicação: 03/12/2021

Referência: Mendes, M. d. M. A importância do lúdico no desenvolvimento psicomotor da criança. 2021. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar se o lúdico, como recurso pedagógico, pode auxiliar o desenvolvimento psicomotor da criança. A pesquisa se constitui em uma revisão da literatura, de natureza básica, com finalidade exploratória e abordagem qualitativa. Tendo em vista que a infância é marcada por intensos processos de desenvolvimento, onde ocorrem as aquisições fundamentais para o restante do desenvolvimento humano, faz-se necessário um olhar atento por parte do professor para com essa fase. Na infância se inicia o processo de desenvolvimento psicomotor e, o professor desempenha um papel fundamental nesse processo. A psicomotricidade é definida como a relação entre o aspecto psíquico e o aspecto motor, envolvendo as emoções. Pelo lúdico o desenvolvimento se dá de forma natural, sendo algo repleto de inteligência, livre e espontâneo. A intervenção pedagógica realizada através do lúdico possibilita que a criança se desenvolva no domínio de seu corpo, aprimorando suas capacidades de movimentos e a preparando para enfrentar novos desafios motores, afetivos e cognitivos. Ou seja, ao brincar, a criança está envolvida em uma atividade psicomotora complexa, enriquecendo sua organização sensorial e estruturando a sua organização perceptiva, cognitiva e neuronal. Sendo assim, para exercer uma boa intervenção pedagógica por meio do lúdico, o professor deve possuir uma fundamentação teórica bem estruturada e assegurar que o repertório de atividades esteja adequado às situações. Sendo assim, a atividade lúdica deve ser planejada e sistematizada de modo que possa possibilitar avanços de forma satisfatória, promovendo o desenvolvimento global da criança.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20211201710994

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53833

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Michel de Melo Mendes e Universidade Federal de Lavras

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