SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO ATLETISMO

Título alternativo: KNOWLEDGE AND PRACTICES OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS OF THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION ABOUT ATHLETES

Autoria de: Yury Manoel Brito da Silva

Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis

Presidente da banca: Prof. Dr. Fábio Pinto Gonçalves dos Reis

Primeiro membro da banca: Prof. Dr. Francisco Assis Manoel

Palavras-chaves: Atletismo, Abordagem metodologia, Educação Física Escolar, ensino do atletismo, atletismo na Escola

Data da defesa: 18/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 03/12/2021

Data da publicação: 03/12/2021

Referência: Silva, Y. M. B. d. SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO ATLETISMO. 2021. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O atletismo faz parte dos conteúdos clássicos da Educação Física Escolar, pois, não perde na sua atualidade na interpretação, participação e compreensão do mundo particular e universal aonde os indivíduos se encontram (sexualidade, classe social, etnia, etc.). Fazendo parte desses conteúdos, ele deve estar presente nas propostas curriculares das escolas, pois ele faz parte dos movimentos naturais da humanidade. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar e identificar, com base sistematizada os olhares pedagógicos de professores de Educação Física no Ensino Fundamental II acerca do ensino de atletismo na Escola. De forma mais específica buscou 1) Identificar as barreirasdificuldades ainda existentes pelos professores no ensino do atletismo 2) atentar sobre a importância de se ensinar, como ensinar o atletismo 3) Perscrutar o domínio do conteúdo A partir dessa análise, surgiu a questão norteadora para a nossa pesquisa, isto é, qual a metodologia que os professores de Educação Física Escolar utilizam para o ensino do atletismo? Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, por meio de entrevista semiestruturada com sete professores(as). Para análise dos dados coletados foi utilizado o método de análise temática. A partir da análise dos dados foi possível concluir que o atletismo se mostra um conteúdo pouco difundida nas escolas, os professores precisam ter mais conhecimento do conteúdo atletismo e assim utilizar adaptaçõesconstruções de materiais alternativos para o ensino em escolas que não tenham estrutura e materiais adequados. Conclui-se que os professores de Educação Física Escolar, precisam e muito ter uma formação continuada, para não continuar utilizando de abordagens equivocadas para o ensino do atletismo na escola e assim proporcionar o conhecimento que é de direito do aluno, mesmo enfrentando tantas adversidades no ambiente escolar.

Abstract: Athletics is part of the classic contents of School Physical Education, as it does not lose in its current interpretation, participation and understanding of the private and universal world where individuals find themselves (sexuality, social class, ethnicity, etc.). As part of these contents, it must be present in the curriculum proposals of schools, as it is part of the natural movements of humanity. In this context, this research aimed to analyze and identify, on a systematized basis, the pedagogical views of Physical Education teachers in Elementary School II about the teaching of athletics at school. More specifically, it sought to 1) Identify the barriersdifficulties still existing by teachers in teaching athletics 2) pay attention to the importance of teaching, how to teach athletics 3) Peer content domain From this analysis, the guiding question for our research arose, that is, which methodology do Physical Education teachers use for teaching athletics? Therefore, a research with a qualitative and exploratory approach was carried out, through semi-structured interviews with seven teachers. To analyze the collected data, the thematic analysis method was used. From the data analysis, it was possible to conclude that athletics is a content that is not widespread in schools, teachers need to have more knowledge of the athletics content and thus use adaptationsconstructions of alternative materials for teaching in schools that do not have structure and materials suitable. It is concluded that Physical Education teachers really need to have continued training, so as not to continue using the wrong approaches to teaching athletics at school and thus provide the knowledge that is the students right, despite facing so many adversities in the school environment.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20211201720046

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53861

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Yury Manoel Brito da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo