SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: ESTUDO DE CASO EFEITOS DA PRIVAÇÃO DA PRÁTICA ESPORTIVA EM CRIANÇA AUTISTA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19

Título alternativo: CASE STUDY SPORT PRACTICE DEPRIVATION EFFECTS ON AUTISTIC CHILDREN AS RESULT OF COVID-19 PANDEMICS

Autoria de: Rafaella Costa e Silva

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Ernani Tomaz Silva

Palavras-chaves: autismo, atividade física, comportamentos, influência, benefícios

Data da defesa: 22/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 30/11/2021

Data da publicação: 30/11/2021

Referência: Silva, R. C. e. ESTUDO DE CASO EFEITOS DA PRIVAÇÃO DA PRÁTICA ESPORTIVA EM CRIANÇA AUTISTA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O autismo é uma condição compreendida como uma síndrome comportamental complexa, podendo afetar principalmente as áreas de comunicação, interação social e comportamento estereotipado e repetitivo. A atividade física é uma prática benéfica aos diagnosticados com esse transtorno, já que pode influenciar de forma positiva aqueles que se dispõem a praticá-la. Esse trabalho apresenta um estudo de caso e foi desenvolvido com um menino de 13 anos diagnosticado com Transtorno de Espectro Autista. O objetivo foi analisar a influência que a privação da prática de atividade física pode ter em seu dia a dia, levando em consideração três comportamentos comuns, sendo eles agressividade, comunicação e afeto. Com as respostas da entrevista e a pesquisa realizada foi possível perceber que a privação da prática esportiva afetou os comportamentos do participante, visto que na ausência da prática foi possível observar uma incidência maior de episódios agressivos, além de influenciar também na comunicação e afetividade. A atividade física trouxe benefícios ao participante da pesquisa quanto aos seus comportamentos agressivos, comunicativos, afetuosos, dentre outros. Além disso, proporcionou uma melhora em sua qualidade de vida. Portanto, a prática de atividade física pode influenciar o comportamento de pessoas diagnosticadas com autismo e deve ser encorajada.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20211201720786

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53810

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rafaella Costa e Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo