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Título: Educação Física Escolar Para Alunos Com Diabetes

Título alternativo: School Physical Education for Students With Diabetes

Autoria de: Mathaews de Lima Martins

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Lucimara Aparecida de Souza

Palavras-chaves: Diabetes, Educação Física, Professor, Alunos, Escola

Data da defesa: 25/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 25/04/2022

Data da publicação: 25/04/2022

Referência: Martins, M. d. L. Educação Física Escolar Para Alunos Com Diabetes. 2022. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O diabetes é um assunto muito abordado nos noticiários, é mais comum do que se imagina e atualmente pode ser considerado um grave problema de saúde pública não apenas no Brasil mas, no mundo. Trata-se de uma doença crônica não transmissível é caracterizada pela deficiência na ação da insulina que é o hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. E a falta ou má absorção de insulina no organismo humano causa complicações que prejudicam muito a qualidade de vida. De acordo com estudos realizados, os fatores de risco para essa doença são os seguintes a predisposição genética, obesidade, idade e o sedentarismo. Considerando a importância desse assunto, pretendeu-se com esse estudo investigar a contribuição da educação física na conscientização (prevenção e esclarecimento) do diabetes como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida de alunos que possuem a doença. A metodologia utilizada na elaboração desse estudo foi a revisão bibliográfica. A partir dela, foi possível compreender que o professor de educação física exerce um papel muito importante para o processo de ensino-aprendizagem seus alunos estimulando-os ao desenvolvimento de habilidades essenciais para sua vida social o que inclui a conscientização sobre os malefícios causados pelo diabetes. Nesse sentido, concluiu-se que as aulas de educação física podem contribuir para melhorar a qualidade de vida de alunos que possuem o diabetes.

Abstract: Diabetes is a subject much discussed in the news, it is more common than one might imagine and can currently be considered a serious public health problem not only in Brazil but in the world. It is a chronic non-communicable disease characterized by a deficiency in the action of insulin, which is the hormone that promotes the use of glucose as energy for our body. And the lack or malabsorption of insulin in the human body causes complications that greatly impair quality of life. According to studies carried out, the risk factors for this disease are the following genetic predisposition, obesity, age and physical inactivity. Considering the importance of this subject, this study was intended to investigate the contribution of physical education to awareness (prevention and clarification) of diabetes as a way of contributing to a better quality of life for students who have the disease. The methodology used in the elaboration of this study was the bibliographic review. From it, it was possible to understand that the physical education teacher plays a very important role in the teaching-learning process of his students, encouraging them to develop essential skills for their social life, which includes awareness of the harm caused by diabetes. . In this sense, it was concluded that physical education classes can contribute to improving the quality of life of students who have diabetes.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20212201620054

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54541

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mathaews de Lima Martins e Universidade Federal de Lavras

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