SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE ENSINO (PIBIDRP) NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autoria de: Juliano Batista Romualdo

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Fabio Pinto Goncalves dos Reis

Palavras-chaves: Formação docente, Educação Física, Ensino, PIBID, RP

Data da defesa: 27/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 03/05/2022

Data da publicação: 03/05/2022

Referência: Romualdo, J. B. CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE ENSINO (PIBIDRP) NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA. 2022. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar as contribuições dos programas de formação docente na formação do professor de Educação Física escolar. A justificativa para a escolha do tema parte da ideia de que durante todo curso de licenciatura plena em Educação Física, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e Residência Pedagógica - RP fez parte do meu processo formativo, contribuindo criticamente para a constituição de ações e práticas pedagógicas no ambiente escolar. Ambos os programas partiram da premissa de repensar algumas práticas e buscar inovar nos processos de ensino aprendizagem. Objetivou-se, com esta monografia, relatar as experiências e realizações alcançadas durante a primeira parte do curso com o PIBID que ocorreu de forma presencial, e na segunda parte, apresentar como se deu o processo de aprendizagem, adaptações e elaboração de planejamentos e planos de aula na Residência Pedagógica, que aconteceu de forma remota. Especificamente, o objetivo foi construir ações e práticas pedagógicas que considerassem as abordagens críticas para a vivência do componente curricular na forma presencial e como esse processo ocorreu de maneira remota. Os procedimentos metodológicos escolhidos foram o estudo de caso, pesquisa descritiva, exploratória e participante. Para a realização do estudo, reuni aportes teóricos e realizei uma revisão bibliográfica que discutisse a formação do professor de Educação Física e a influência do PIBID e da RP na formação do professor de Educação Física. A monografia apontou os benefícios alcançados e vivenciados com a imersão na profissão docente e como os saberes apreendidos nos Programas têm sido muito importantes para o desenvolvimento profissional e demonstra a capacidade de adaptação do professor em períodos de mudanças abruptas, como a que ocorreu durante a pandemia. Outras considerações apontam que ambos os programas favoreceram para o desenvolvimento de saberes acerca da construção de planejamentos e planos de aula que auxiliam o estudante em seu processo de formação cidadã, através de práticas corporais que os façam refletir sobre concepções sociais e culturais

Abstract: This paper aim stop resent the contributions of teacher education programs in the formation of Physical Education teachers. The justification for choosing this theme comes from the idea that during theen tire degree course in Physical Education, the Institutional Program of Scholar ship Initiation to Teaching - PIBID and Pedagogical Residency - PR was part of my formative process, contributing critically to the constitution of pedagogical action sand practices in the school environment. Both programs started from the premise of rethinking some practice sand seeking to innovate in the teaching-learning processes. The purpose of this monograph was to report the experiences and achievements during the first part of the course with the PIBID, which took place face-to-face, and in these part, to present the learning process, adaptations, and thee laboration of lesson plans and plans in the Pedagogical Residency, which took place remotely. Specifically, the objective was to construct pedagogical actions and practices that considered the critical approaches, for the experience of the subject in a classroom setting and how this process occurred remotely. The methodological procedures chosen were case study, descriptive, exploratory, and participant research. To carry out the study I gathered theoretical contributions and carried out a literature review that discussed Physical Education teacher training, and the influence of PIBID and RP in Physical Education teacher training. The monograph pointed out the benefits achieved and experienced with the immersion in the teaching profession, and how the knowledge acquired in the Programs has been very important for the professional development and demonstrates the teachers ability to adapt in periods of abrupt changes such as the one that occurred during the pandemic. Other considerations point out that both programs favored the development of knowledge about the construction of plans and less on plans that help students in their citizen ship formation process, through body practices that make them reflect on social and cultural conceptions.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20212201712174

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54646

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Juliano Batista Romualdo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo