SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: DA INICIAÇÃO AO TREINAMENTO O CONTROLE DA ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA NO CRIA LAVRAS ATLETISMO

Título alternativo: FROM INITIATION TO TRAINING THE CONTROL OF PRE-COMPETITIVE ANXIETY IN CRIA LAVRAS ATLETISMO

Autoria de: Jenifer Nicole Vieira Norberto

Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi

Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Pablo Ramon Domingos

Palavras-chaves: Ansiedade, Iniciação Esportiva, Atletismo, Alto nível, Psicólogo

Data da defesa: 29/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 05/05/2022

Data da publicação: 05/05/2022

Referência: Norberto, J. N. V. DA INICIAÇÃO AO TREINAMENTO O CONTROLE DA ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA NO CRIA LAVRAS ATLETISMO. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise realizada através das vivencias de atletas, na cidade do interior do sul de Minas Gerais. Aonde as atletas fizeram a iniciação esportiva no projeto de referência CRIA LAVRAS ATLETISMO localizado dentro da Universidade Federal de Lavras. Assim busca-se investigar os processos de controle de ansiedade pré-competitiva que as atletas utilizam durante a sua formação na trajetória esportiva. O grupo e caracterizado por jovens atletas que tiveram sua iniciação dentro do projeto CRIA LAVRAS. O presente estudo utiliza-se da pesquisa qualitativa, e da entrevista semiestruturada como instrumento. A pesquisa foi realizada com 5 atletas do gênero feminino que participaram de competições nacionais durante a iniciação ao atletismo. Os resultados encontrados apontam que nenhuma das atletas utilizou ou procurou ajuda para identificar a ansiedade pré-competitiva durante a fase da iniciação. Em relação a ansiedade na fase de alto rendimento elas destacam que uma necessidade de um trabalho com um profissional em psicologia do esporte, pois hoje dizem que ter a necessidade de incluir nas suas rotinas de treinos. Assim implantar um trabalho psicológico no projeto com esses atletas como mais uma ferramenta de trabalho, utilizando técnicas e estratégias para o treinamento mental através de, feedbacks sobre o desempenho emocional do atleta durante uma competição, controle da respiração, visualização positiva, técnicas de relaxamento, dentre outras que possam contribuir de maneira positiva sobre as variáveis da ansiedade pré-competituva, ajudando o conter níveis elevados de ansiedade.

Abstract: The present work presents an analysis carried out through the experiences of athletes, in the city of the interior of the south of Minas Gerais. Where the athletes did their sports imitiation im the reference project CRIA LAVRAS ATLETISMO located within the Federal University efLavras. Thus, we seek to investigate the processes of pre-competitive anxiety control that athletes use during their training in the sports trajectory.The group is characterized by young athletes who had their initiation within the CRIA LAVRAS project. The present study uses qualitative research and semi-structured interviews as an instrument. The research was carried out with 5 female athletes who participated in mational competitions during their imitiation to athletics. The results Eound indicate that mone of the athletes used or sought help to identify pre-competitive anxiety during the imitiation phase. Regarding anxiety im the high performance phase, they highlight the need to work with a professional in sport psychology, because today they say they have the need to include it in their training routies. Thus, to implement psychological work in the project with these athletes as another work tool, using techniques and strategies for mental training through, feedback on the athletes emotional performance during a competition, breathing control, positive visualization, relaxation techniques, among others that can contribute positively on the variables of pre-competitive anxiety, helping to contain high levels of anxiety.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20212201712194

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54883

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jenifer Nicole Vieira Norberto e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo