SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: QUESTÕES DE GÊNERO QUE EMERGEM NAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL OLHARES DE PROFESSORESAS DE LUMINÁRIAS-MG LAVRAS ???? MG 2022

Autoria de: Izamara Cristina Diniz

Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis

Presidente da banca: Fábio Pinto Goncalves dos Reis

Primeiro membro da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Palavras-chaves: Gênero, Educação Infantil, Jogos, Brincadeiras, Educação Física

Data da defesa: 08/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 22/09/2022

Data da publicação: 22/09/2022

Referência: Diniz, I. C. QUESTÕES DE GÊNERO QUE EMERGEM NAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL OLHARES DE PROFESSORESAS DE LUMINÁRIAS-MG LAVRAS ???? MG 2022. 2022. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Esta pesquisa pretende discutir sobre questões de gênero no campo da Educação Infantil, partindo de experiências pedagógicas abordados nas aulas de Educação Física. O estudo tem como objetivo compreender melhor como as questões de gênero emergem a partir de experiências pedagógicas. Contribuirão para realização dessa pesquisa professoresas da rede básica de ensino situados na Educação Infantil em uma escola localizada em Luminárias- Minas Gerais. Como metodologia, foram feitas perguntas orientadoras e a partir destas realizou-se entrevistas semiestruturada com professoresas para coleta de dados. Os depoimentos coletados foram analisados em perfil qualitativo e análise de conteúdo. Partindo dos resultados foi possível observar sobre o olhar dos professoresas, as relações emergidas, as crianças não criam problemáticas e agem com naturalidade em qualquer jogo ou brincadeira que é proposto. Além disso, evidenciando que meninos e meninas conseguem respeitar as diferenças na Educação Infantil e ao mesmo tempo jogar e brincar como querem sem imposições ou incentivo a rivalidade que partem deles ou professoresas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20221201410488

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Izamara Cristina Diniz e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo