SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: OS PORQUÊS DA DESMOTIVAÇÃO DOSAS ALUNOSAS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Título alternativo: THE REASONS FOR HIGH SCHOOL STUDENTS DEMOTIVATION IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES

Autoria de: Letícia Rios Coelho

Orientação de: Marcelo de Castro Teixeira

Presidente da banca: Prof. Dr. Marcelo de Castro Teixeira

Primeiro membro da banca: Amanda Aparecida Maciente Mendonça

Palavras-chaves: Educação Física no Ensino Médio, Desmotivação nas aulas de Educação Física, Aulas de Educação Física, Motivação nas aulas de Educação Física, Ensino médio.

Data da defesa: 06/09/2000

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 23/09/2022

Data da publicação: 23/09/2022

Referência: Coelho, L. R. OS PORQUÊS DA DESMOTIVAÇÃO DOSAS ALUNOSAS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente estudo investigou a desmotivação dosas alunosas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio através da revisão bibliográfica, procurando descrever os fatores relacionados a essa desmotivação. Buscou-se também, por meio dessa pesquisa, identificar o que pode ser feito para que osas alunosas se sintam mais motivados nas aulas de Educação Física. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo identificar se existe falta de motivação dosas alunosas do Ensino Médio nas aulas da Educação Física. Metodologia Revisão bibliográfica e documental, onde, para o embasamento teórico do estudo foram utilizados dados coletados em pesquisas realizadas em artigos através dos bancos dados dos sites especializados em artigos científicos - Google Acadêmico e SciELO ????Brasil. Resultados Através da pesquisa detectou- se uma parte dosas alunosas desmotivados com as aulas de Educação Física, e entre os principais fatores relacionados à desmotivação nas aulas estão a falta de material adequado e pouca infraestrutura para a realização das aulas a supervalorização dosas alunosas que apresentam melhores desempenho a exclusão por parte dos colegas alunosas que não conseguem realizar as atividades corretamente, outros que não participam por vergonha de se exporem, rejeição as novidades e medo de errar Conclusão a desmotivação é presente entre osas alunosas porém é possível motivá-los tendo aulas envolvendo várias atividades esportivas como dança, luta, ginástica, artes marciais. Assim o aluno terá uma gama de opções, o que o motivará a escolher a atividade com que mais se identifica. Estimular os educadores a envolver osas alunosas em jogos esportivos é importante, pois esse tipo de atividade motiva do aluno a participar da aula. É possível motivar osas alunosas afastando os fatores que os desmotivam. Tem-se como exemplo a desmotivação por falta de infraestrutura adequada e a falta de material, que podem ser alterados e ajustados se a instituição passar a oferecer uma melhor infraestrutura e material adequado para as aulas. É nítido que motivar o aluno não depende somente doa professora, e cabe à instituição fazer sua parte.

Abstract: The present study investigated the demotivation of students in Physical Education classes in High School through a bibliographic review, trying to describe the factors related to this demotivation. It was also sought, through this research, to identify what can be done so that students feel more motivated in Physical Education classes. In this context, this study aimed to identify whether there is a lack of motivation among high school students in Physical Education classes. Methodology Bibliographic and documental review, where, for the theoretical basis of the study, data collected in research carried out in articles through the databases of websites specialized in scientific articles - Google Scholar and SciELO -Brasil were used. Results Through the research it was detected a part of the students unmotivated with the Physical Education classes, and among the main factors related to the demotivation in the classes are the lack of adequate material and little infrastructure for the accomplishment of the classes the overvaluation of students who present better performance exclusion by colleagues students who cannot perform the activities correctly, others who do not participate due to shame of exposing themselves, rejection of novelties and fear of making mistakes Conclusion demotivation is present among the students however it is possible to motivate them by taking classes involving various sports activities such as dancing, fighting, gymnastics, martial arts. Thus, the student will have a range of options, which will motivate him to choose the activity with which he most identifies. Encouraging educators to involve students in sports games is important, as this type of activity motivates students to participate in class. It is possible to motivate students by removing the factors that demotivate them. An example is the lack of motivation due to the lack of adequate infrastructure and the lack of material, which can be changed and adjusted if the institution starts to offer a better infrastructure and adequate material for the classes. It is clear that motivating the student does not depend only on the teacher, and it is up to the institution to do its part.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20221201810388

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Letícia Rios Coelho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo