SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: A PRÁTICA ESPORTIVA DO VOLEIBOL E OS FATORES MOTIVACIONAIS QUE LEVAM OS ATLETAS A INICIAREM E PERMANECEREM NESSE ESPORTE

Título alternativo: THE SPORTS PRACTICE OF VOLLEYBALL AND THE MOTIVATIONAL FACTORS THAT DRIVE ATHLETES TO START AND STAY IN THIS SPORT

Autoria de: Tamires Helena da Silva

Orientação de: Marcelo de Castro Teixeira

Coorientação de: Não Possuo

Presidente da banca: Marcelo de Castro Teixeira

Primeiro membro da banca: Yury Manoel Brito da Silva

Palavras-chaves: Fatores motivacionais, Voleibol, Prática esportiva, Início, Manutenção

Data da defesa: 06/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 15/09/2022

Data da publicação: 15/09/2022

Referência: Silva, T. H. d. A PRÁTICA ESPORTIVA DO VOLEIBOL E OS FATORES MOTIVACIONAIS QUE LEVAM OS ATLETAS A INICIAREM E PERMANECEREM NESSE ESPORTE. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O voleibol se tornou um dos esportes mais praticados no mundo e difundiu-se entre as crianças e adolescentes, chegando a ser praticado até pelos mais velhos. Assim, temos alguns fatores motivacionais que podem favorecer para que essas pessoas busquem começar essa prática e se mantenham nela. Sendo assim, esta pesquisa teve o objetivo de identificar quais são os fatores motivacionais que levam os atletas de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 32 anos, a iniciarem e permanecerem na prática do voleibol. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa básica, sua abordagem foi quali-quantitativa, visto que a mensuração dos dados ocorreu através das técnicas estatísticas e através de consultas em outros trabalhos com o voleibol. Em relação aos procedimentos, se caracterizou como uma pesquisa de campo, sendo aplicado o questionário de Motivos Esportivos de Início, Manutenção, Mudança e Abandono (MIMCA) da prática esportiva. Para esse estudo utilizou-se apenas duas subescalas do questionário MIMCA ????motivos de início

Abstract: Volleyball has become one of the most practiced sports in the world and has spread among children and adolescents, even being practiced by the elderly. Thus, we have some motivational factors that can favor these people to seek to start this practice and keep it. Therefore, this research aimed to identify which are the motivational factors that lead athletes of both sexes, aged 12 to 32 years, to start and remain in volleyball practice. The study was characterized as a basic research, its approach was quali-quantitative, since the measurement of data occurred through statistical techniques and through consultations in other works with volleyball. In relation to the procedures, it was characterized as a field research, being applied the questionnaire of Sporting Reasons of Initiation, Maintenance, Change and Abandonment (MIMCA) of the sportive practice. For this study, only two subscales of the MIMCA questionnaire were used ????reasons for starting???? and ????maintenance???? in volleyball. Data collection was carried ou

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20221201810909

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tamires Helena da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo