SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: MÉTODOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO DO VOLEIBOL NAS ESCOLAS DE LAVRASMG

Título alternativo: METHODS USED BY PHYSICAL EDUCATION TEACHERS IN VOLLEYBALL TEACHING IN LAVRASMG SCHOOLS

Autoria de: Ana Clara Anastacio Ribeiro

Orientação de: Marcelo de Castro Teixeira

Presidente da banca: Marcelo de Castro Teixeira

Primeiro membro da banca: Alysson dos Anjos Silva

Palavras-chaves: educação física escolar, métodos, voleibol escolar, ensino, esportes

Data da defesa: 08/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 22/09/2022

Data da publicação: 22/09/2022

Referência: Ribeiro, A. C. A. MÉTODOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO DO VOLEIBOL NAS ESCOLAS DE LAVRASMG. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: No presente trabalho foi feito uma análise, apontamento dos malefícios ou benefícios e comparação dos métodos utilizados pelos professores na Educação Física escolar apresentados no questionário semiestruturado que fora aplicado aos docentes de Educação Física do Ensino Fundamental II dos 8º e 9º anos das escolas de LavrasMG. Para tal empreitada, foi feito uma contextualização sobre o âmbito escolar e a educação física no ensino dos esportes, nas metodologias dos esportes, na história do Voleibol e por fim, sobre os métodos usados no ensino do Voleibol escolar. Essa pesquisa é de natureza básica, de forma quali-quantitativa, o método utilizado foi a aplicação de um questionário semiestruturado, o procedimento utilizado foi o de levantamento. Após o levantamento feito diretamente com as pessoas relevantes para a pesquisa, no primeiro momento, uma análise quantitativa foi feita, posteriormente, foi realizada uma análise subjetiva.

Abstract: In the present work, an analysis was made, pointing out the harms or benefits and comparison of the methods used by teachers in school Physical Education presented in the semi-structured questionnaire that was applied to Physical Education teachers of Elementary School II of the 8th and 9th grades of schools in Lavras MG For this endeavor, a contextualization was made about the school environment and physical education in the teaching of sports, in the methodologies of sports, in the history of Volleyball and, finally, on the methods used in the teaching of School Volleyball. This research is of a basic nature, in a qualitative-quantitative way, the method used was the application of a semi-structured questionnaire, the procedure used was the survey. After the survey was carried out directly with the people relevant to the research, at first, a quantitative analysis was carried out, later, a subjective analysis was carried out.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20221201811320

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Clara Anastacio Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo