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Título: PERCEPÇÕES DAS FAMÍLIAS SOBRE O ENSINO DE LUTASARTES MARCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Evelyn Garci Pinto

Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis

Presidente da banca: Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

Primeiro membro da banca: Diego Ramires Silva Santos

Palavras-chaves: Lutas, artes marciais, famílias, educação física, ensino infantil.

Data da defesa: 08/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 22/09/2022

Data da publicação: 22/09/2022

Referência: Pinto, E. G. PERCEPÇÕES DAS FAMÍLIAS SOBRE O ENSINO DE LUTASARTES MARCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: As lutasartes marciais estão cada vez mais se tornando um assunto a ser debatido quanto sua inserção nas aulas de educação física, tendo em vista as inúmeras vantagens dessa prática tanto no quesito técnico e tático, quanto no cultural com suas filosofias que abrem inúmeros caminhos, inclusive para debates políticos sociais atuais. Dito isto, é de extrema importância a sua inserção desde a educação infantil até o ensino médio. Neste contexto, este presente trabalho tem como objetivo investigar as percepções das famílias sobre o ensino dessa manifestação da cultura corporal. Também pretende-se identificar possíveis divergências em escolas publicas e privadas visto que podem possuir padrões culturais diferentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, por meio de entrevista semiestruturada com oito famílias que têm crianças matriculadas em instituições de educação infantil públicas e oito de escolas privadas. Para análise dos dados coletados foi utilizado o método de análise temática. A partir dessa analise de dados foi possível concluir que todos os familiares se corroboram ao ensino das artes marciais dentro das aulas de educação física infantil, apesar de uma grande quantidade associa essas práticas à violência. Podemos ainda notar um senso comum, antiquado e enraizado, mas que já vem sendo desconstruído durando os últimos anos. Logo, conclui-se então que tanto as famílias quanto os professores de educação física da educação infantil precisam de ter acesso a essas práticas e processos formativos, a fim de que possam conhecer suas filosofias, abordagens e metodologias que, vale dizer, vão contra a qualquer tipo de violência e exclusão.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20221201820066

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Evelyn Garci Pinto e Universidade Federal de Lavras

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