SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL(MODALIDADE EJA) DESAFIOS E (IM)PERTINÊNCIAS.

Autoria de: Deborah Cristina Donato de Oliveira Sousa

Orientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Presidente da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo

Primeiro membro da banca: Fabio Pinto Gonçalves dos Reis

Palavras-chaves: Educação Física, EJA, Escola prisional, Desafios, (Im)pertinências.

Data da defesa: 08/11/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 08/02/2023

Data da publicação: 08/02/2023

Referência: Sousa, D. C. D. d. O. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL(MODALIDADE EJA) DESAFIOS E (IM)PERTINÊNCIAS.. 2023. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O trabalho docente em escolas prisionais e algo pouco discutido e divulgado, principalmente por professores de Educação Física. Por isso, este estudo visa compreender o modo com o qual os professores de Educação Física organizam e desenvolvem o trabalho pedagógico em escolas prisionais. Dessa forma, pretende identificar quais são os dilemas e desafios para o ensino da Educação Física nesse ambiente e analisar suas (im)pertinências. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com desenho exploratório, valendo-se de entrevistas semiestruturada, realizada com duas professoras de Educação Física as quais atuaram em escola prisional durante um período de sua experiência profissional. Inicialmente, o primeiro desafio apresentado está relacionado à formação das entrevistadas, pois tanto P01 como P02, em suas graduações, não tiveram informações a respeito da educação escolar prisional, e que apenas P02 em sua segunda graduação em Pedagogia, teve disciplina relacionada à EJA. O estudo revela divergências em relação às concepções de Educação Física entre as docentes pesquisadas, tendo em vista que, P01 limita a Educação Física ao esporte e P02 a define como espaço de formação humana. Com este trabalho, pudemos compreender, em alguma medida, elementos sobre a organização do trabalho pedagógico do professor de Educação Física no sistema prisional, constatando diversos desafios e (im)pertinências, muitas delas diferem das averiguadas nas escolas regulares, haja vista a atuação desses docentes ocorrer em ambientes pequenos, limitados e com poucas possibilidades de trabalho, demandando uma maior inventividade e enfrentamentos para o desenvolvimento da prática pedagógica, sendo necessário adaptar quase todas as propostas, em virtude de inúmeros fatores internos e externos a sala de aula.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20222201720787

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Deborah Cristina Donato de Oliveira Sousa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo