SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: INCLUSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Quais são as estratégias pedagógicas dos professores de educação física?

Autoria de: Liliana Marcelino Militani

Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Presidente da banca: Prof. Dr. Rubens Antonio Gurgel Vieira

Primeiro membro da banca: João Pedro Goes Lopes

Palavras-chaves: Educação física inclusiva, estratégias pedagógicas, inclusão, escola, ensino.

Data da defesa: 02/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 16/03/2023

Data da publicação: 16/03/2023

Referência: Militani, L. M. INCLUSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Quais são as estratégias pedagógicas dos professores de educação física?. 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A temática da educação inclusiva, que é uma educação de qualidade que respeite a diversidade dos alunos na área da educação física, apesar dos incentivos de professores, o que se percebe é um conhecimento limitado por volta das estratégias possíveis para incluir alunos com deficiência nas aulas. Com base nisto, tens o objetivo de investigar quais são as estratégias pedagógicas usadas pelos professores para a inclusão dos alunos. Este TCC trata sobre a visão dos professores de educação física. Muitos professores fazem uso das adaptações metodológicas nas suas aulas, através de adaptações nas regras, instruções e espaço físico. Além disso, as estratégias mais usadas são o ensino colaborativo atividades abertas, modificadas e esporte adaptado e também a compreensão dos limites do aluno com deficiência e participação deste na escolha das estratégias para a sua participação nas aulas. Além disto é possível observar que a maioria das estratégias são utilizadas de forma intuitiva, sendo escolhas baseadas na maior parte das vezes em vivências. Desta forma, sugere-se o aumento da atenção à formação inicial dos professores de educação física, fornecendo uma gama maior de conhecimentos sobre educação física inclusiva e as estratégias possíveis para inclusão dos estudantes com deficiência, assim como formações complementares sobre essa temática aos professores.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20222201810137

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Liliana Marcelino Militani e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo