SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: ANÁLISE DE REALIZAÇÕES DOS JOGOS ELETRÔNICOS COMO CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Título alternativo: ANALYSIS OF IMPLEMENTATIONS OF ELECTRONIC GAMES AS CONTENT IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION A SYSTEMATIC REVIEW

Autoria de: Alice Soares da Silva

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Alysson dos Anjos Silva

Palavras-chaves: Jogos Eletrônicos, Educação Física Escolar, Revisão sistêmica, Tecnologia, Jogos

Data da defesa: 03/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 08/03/2023

Data da publicação: 08/03/2023

Referência: Silva, A. S. d. ANÁLISE DE REALIZAÇÕES DOS JOGOS ELETRÔNICOS COMO CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Os jogos eletrônicos vêm crescendo muito ao longo dos anos, tendo uma evolução gradativamente, tanto em qualidade como em quantidade. O mundo cibernético é amplo e de fácil acesso sendo encontrado de forma gratuita, por isso crianças, adolescentes, jovens e até adultos vêm se adentrando cada vez mais neste mundo virtual. Diante deste avanço tecnológico, os jogos eletrônicos viram metodologia de estudo, tornando-se conteúdo da educação física escolar. Este presente estudo pretende analisar a produção científica em relação aos jogos eletrônicos na educação física escolar em ênfase de como este conteúdo pedagógico vem sendo aplicado e as suas alternativas de ensino didático dentro das escolas. Através de uma revisão sistemática qualitativa, com a estratégia de pesquisa dos bancos de dados, do Google Acadêmico, Scielo e CAPES, no período de 2017 a 2022. Embora os jogos eletrônicos se tornaram uma potência, ainda é um tópico pouco abordado nas escolas, foram encontrados poucos artigos ou teses.

Abstract: Electronic games have been growing a lot over the years, evolving gradually, both in quality and quantity. The cybernetic world is wide and easily accessible and is found for free, which is why children, teenagers, young people and even adults are increasingly entering this virtual world. Faced with this technological advance, electronic games have become a study methodology, becoming the content of school physical education. This present study intends to analyze the scientific production in relation to electronic games in school physical education, emphasizing how this pedagogical content has been applied and its didactic teaching alternatives within schools. Through a qualitative systematic review, with the search strategy of databases, Google Scholar, Scielo and CAPES, from 2017 to 2022. Although electronic games have become a powerhouse, it is still a topic that is little addressed in schools, few articles or theses were found.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20222201810394

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Alice Soares da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo