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Título: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA-MG.

Título alternativo: INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN SCHOOLS PUBLIC OF THE MUNICIPALITY OF OLIVEIRA-MG.

Autoria de: William Resende de Sousa

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: José Antônio Mendonça

Palavras-chaves: Educação Física, Educação Inclusiva, Atividades Adaptadas, Inclusão, Educação adaptada

Data da defesa: 03/03/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 19/03/2023

Data da publicação: 19/03/2023

Referência: Sousa, W. R. d. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA-MG.. 2023. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho analisou a evolução histórica legislativa referente aos direitos das pessoas com deficiência, além de analisar a estrutura e o PPP das escolas públicas da Cidade de Oliveira, visando constatar se a instituição está apta a atender as necessidades dos portadores de alguma deficiência. Sendo assim, o objetivo deste estudo é entender como é realizada a inclusão de estudantes que possuem necessidades especiais, visando buscar maneiras de mudar tanto na sala de aula quanto em planejamento e diretrizes das escolas. Por fim, para alcançar os objetivos supracitados foi realizada uma análise metodológica do tipo jurídico-comparativa, na qual, constatou que o direito da pessoa com deficiência é uma conquista histórica, que ainda está em evolução. Além disso, foi desenvolvido pesquisas bibliográficas, análise das diretrizes, dos projetos políticos pedagógicos das escolas públicas do município de Oliveira-MG que tenham turmas do Ensino Fundamental anos finais e avaliação dos currículos referência de Educação Física.

Abstract: The present work analyzes the historical legislative evolution regarding the rights of people with disabilities, in addition to analyzing the structure and the PPP of public schools in the City of Oliveira, in order to verify if the institution is able to meet the needs of people with a disability. Therefore, the objective of this study is to understand how the inclusion of students with special needs is carried out, seeking ways to change both in the classroom and in school planning and guidelines. Finally, in order to achieve the aforementioned objectives, a methodological analysis of the legal-comparative type was carried out, in which it was found that the right of people with disabilities is a historical achievement, which is still evolving. In addition, bibliographical research was carried out, analysis of guidelines, pedagogical political projects of public schools in the municipality of Oliveira-MG that have Elementary School classes in the final years and evaluation of the reference curricula of Physical Education.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20222201810765

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: William Resende de Sousa e Universidade Federal de Lavras

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