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Título: A INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS DE ESTUDANTES DO 6º E 7º ANO DO MUNICÍPIO DE IJACI-MG

Título alternativo: THE INFLUENCE OF ELECTRONIC GAMES IN THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITIES OF 6TH AND 7TH YEAR STUDENTS MUNICIPALITY OF IJACI-MG

Autoria de: Ramon de Oliveira Elias

Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado

Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado

Primeiro membro da banca: Alysson dos Anjos Silva

Palavras-chaves: Jogos Eletrônicos, Games, Atividades Físicas Tradicionais, Saúde Humana, Proposta Pedagógica

Data da defesa: 03/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 10/03/2023

Data da publicação: 10/03/2023

Referência: Elias, R. d. O. A INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS DE ESTUDANTES DO 6º E 7º ANO DO MUNICÍPIO DE IJACI-MG. 2023. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente estudo, visa identificar se os discentes do 6º e 7º ano, da escola estadual Maurício Zákhia, do munícipio de Ijaci-MG, estão passando mais tempo jogando jogos eletrônicos do que praticando atividades físicas tradicionais. Para isso, a metodologia utilizada, sucedeu na aplicação de duas aulas para cada turma, onde ocorreu debates e conversas sobre o tema e para que os estudantes pudessem viver a experiência de jogar os games, os mesmos foram direcionados e auxiliados na sala de informática da instituição, para jogarem variados jogos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário aos discentes e outro fora pedido para que eles levassem para casa, no qual, seus responsáveis deveriam responder, além disso, foi realizado uma entrevista com o professor de Educação Física da própria instituição, visando identificar alguns objetivos secundários. Tudo que transcorreu durante as aulas foi registrado em um diário de campo, do próprio pesquisador. Ao todo, 99 estudantes responderam seus questionários e apenas 48 responsáveis, responderam os seus. Esperava-se mais questionários respondidos, tanto quanto dos escolares, como dos responsáveis. Felizmente, a demanda foi o suficiente para registrar os dados e concluir que realmente os jovens estão passando mais tempo jogando jogos no celular, videogame eou computador do que praticando atividades físicas tradicionais, e isso se deve a múltiplos fatores, segundo os responsáveis e os próprios estudantes, tais como diversão, segurança de estar dentro de casa, interação com os amigos, entre outros. Mas também, há alguns registros que definem a presença dos jogos online no dia a dia, como ruim, pois os jovens ficam sedentários, não fazem nenhuma atividade física, assim, alguns responsáveis relatam que gostariam de ver seus filhos praticando atividade física na mesma quantidade que jogam, e outros vão além, revelando que preferem que seus filhos parem de jogar os games.

Abstract: The present study aims to identify whether 6th and 7th year students from state school Maurício Zákhia, in the municipality of Ijaci-MG, more time playing electronic games than doing physical activities traditional. For this, the methodology used, succeeded in the application of two classes for each class, where there were debates and conversations on the subject and for that the students could live the experience of playing the games, the same were directed and assisted in the institutions computer room, to play different games. For data collection, a questionnaire was applied to the students and another was asked for them to take home, in which, their responsible should respond, in addition, an interview was conducted with the Physical Education teacher of the institution, aiming to identify some secondary goals. Everything that happened during the classes was recorded in a field diary, by the researcher himself. In all, 99 students answered their questionnaires and only 48 guardians answered the your. More questionnaires were expected to be answered, as much as from the students, as those responsible. Fortunately, the demand was enough to register the data and conclude that young people are really spending more time playing mobile games, video games andor computer than practicing activities traditional physical activities, and this is due to multiple factors, according to those responsible and the students themselves, such as fun, security of being inside home, interaction with friends, among others. But also, there are some records that define the presence of online games in everyday life as bad, because young people become sedentary, do not do any physical activity, so some guardians report that they would like to see their children practicing physical activity the same amount they play, and others go further, revealing that they prefer your children to stop playing the games.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20222201820676

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ramon de Oliveira Elias e Universidade Federal de Lavras

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