SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: ANSIEDADE NA ESCOLA - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Título alternativo: ANXIETY AT SCHOOL - A LITERATURE REVIEW

Autoria de: Joao Vitor Silva de Paula

Orientação de: Marcio Norberto Farias

Presidente da banca: Márcio Norberto Farias

Primeiro membro da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Palavras-chaves: Ansiedade, Escola, Educação Básica, Saúde Mental, Ensino

Data da defesa: 02/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 14/03/2023

Data da publicação: 14/03/2023

Referência: Paula, J. V. S. d. ANSIEDADE NA ESCOLA - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A ansiedade está presente na vida de 18,6 milhões de pessoas no território brasileiro, dentre esses, muitos são alunos da educação básica, que se entende pelo ensino infantil, fundamental e médio com estudantes de 4 a 17 anos de idade ou mais. Sendo assim, o presente estudo buscou relacionar obras sobre a ansiedade na escola, com o objetivo de destacar a influência da síndrome no aprendizado dos alunos, além de suas formas e causas. Por fim, o estudo buscou trazer prováveis ????soluções para o controle da síndrome no ambiente escolar e meios para que a instituição de ensino se torne gradativamente, um lugar de conforto para todos que a frequentam. Os resultados encontrados, evidenciaram a má influência da ansiedade na aprendizagem dos alunos, se destacando apenas em poucas obras o benefício da síndrome na aprendizagem. Ademais, é imprescindível a contribuição da escola na detecção e controle de aspectos da ansiedade no ambiente acadêmico.

Abstract: Anxiety is present in the lives of 18.6 million people in the Brazilian territory, among them, many are students of basic education, which is understood as kindergarten, fundamental and secondary education with students from 4 to 17 years of age or older. Therefore, the present study sought to relate works on anxiety at school, with the aim of highlighting the influence of the syndrome on student learning, in addition to its forms and causes. Finally, the study sought to bring probable solutions for the control of the syndrome in the school environment and means for the educational institution to gradually become a place of comfort for all who attend it. The results found showed the bad influence of anxiety on students learning, with only a few works highlighting the benefit of the syndrome on learning. Furthermore, the contribution of the school in the detection and control of aspects of anxiety in the academic environment is essential.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20222201820680

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joao Vitor Silva de Paula e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo