SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Desafios enfrentados pelos alunos com deficiência.

Título alternativo: INCLUSIVE EDUCATION IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSES Challenges faced by students with disabilities.

Autoria de: Thalita Clara Ferreira de Souza

Orientação de: Michelle Aline Barreto

Presidente da banca: Michelle Aline Barreto

Primeiro membro da banca: Marcelo de Castro Teixeira

Palavras-chaves: Educação Física Adaptada, Escola, Pessoa com Deficiência, Inclusão, Adaptação

Data da defesa: 03/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 16/03/2023

Data da publicação: 16/03/2023

Referência: Souza, T. C. F. d. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Desafios enfrentados pelos alunos com deficiência.. 2023. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A discussão sobre a inclusão é observada nas barreiras e nos desafios nos âmbitos escolares, mesmo com tal abrangência sobre o assunto, muitos professores e a escola de maneira geral, acabam enfrentando problemas na hora da adaptação para esses alunos. Esse estudo tem como objetivo investigar a inclusão é identificar se há a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, por meio da percepção dos próprios alunos e quais foram os desafios encontrados. Participaram do estudo sete estudantes entre 08 e 17 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência visual da cidade de Lavras. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas posteriormente. A inclusão no contexto das aulas de educação física teve pontos importantes que devem ser considerados como as relações professor-aluno as relações aluno com deficiência - aluno sem deficiência, percepções que estes alunos tiveram quanto as aulas de Educação Física as facilidades e dificuldades enfrentadas nas atividades

Abstract: The discussion about inclusion is observed in the barriers and challenges in school environments, even with such coverage on the subject, many teachers and the school in general, end up facing problems when adapting to these students. This study aims to investigate inclusion and identify whether there is inclusion of students with disabilities in Physical Education classes, through the perception of the students themselves and what were the challenges encountered. Seven students between 08 and 17 years old with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and visual impairment from the city of Lavras participated in the study. Semi-structured interviews were recorded and later transcribed. Inclusion in the context of physical education classes had important points that should be considered such as teacher-student relationships relations between students with disabilities and students without disabilities, perceptions that these students had regarding Physical Education classes the facilities and difficulties faced in

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_licenciatura/20222201820681

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thalita Clara Ferreira de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo